sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Maternidade aposta nas redes sociais para convocar mães jovens a doar leite

Serviços de saúde estão mobilizados na Semana Mundial de Amamentação

Maternidades de todo o Estado de São Paulo estão mobilizadas para eventos voltados à Semana Mundial de Amamentação. Com o slogan “Comunique-se: amamentação uma experiência em 3D”, a semana chama a atenção para a necessidade de aproximação com as mães mais jovens e, paralelamente, busca valorizar o papel dos profissionais de saúde.

Na capital, a maternidade estadual Leonor Mendes de Barros, da Secretaria de Estado da Saúde, tem realizado uma série de atividades com os próprios funcionários no sentido de incentivá-los a utilizar as redes sociais como ferramenta de comunicação com as mães mais jovens.

Nesta sexta-feira, 5 de agosto, funcionários do Leonor irão participar da premiação “Funcionário Amigo do Peito”. O hospital foi dividido em cinco setores e cada um deveria eleger qual o profissional mais envolvido com o incentivo à amamentação.
“A Semana da Amamentação visa chamar a atenção em torno do assunto, mas o tema é trabalhado o ano inteiro. Queremos valorizar o funcionário, que é fundamental no processo de conscientização das mães e, ao mesmo tempo, tentar atingir a população mais jovem, que hoje em dia tem na internet a base de sua comunicação”, afirma Andrea Penha Spinola Fernandes, coordenadora do Banco de Leite do hospital.
Segundo a coordenadora, apesar da queda de 37% no número de grávidas adolescentes entre 1998 e 2009 no Estado, a população de mães com este perfil ainda é significativa e merece atenção especial.

Na zona sul da capital, três hospitais estaduais (Maternidade Interlagos, Hospital Geral do Grajaú e Hospital Regional Sul) se juntaram para realizar palestras de conscientização, que acontecem no próximo dia 16, reunindo cerca de 300 profissionais.

“Hoje 100% das mães saem daqui amamentando. A maior dificuldade para elas está relacionada a fatores externos, como a intervenção da família ou a falta de apoio das empresas onde elas trabalham”, afirma Roberta Ferrante Trevisan, diretora do Banco de Leite da Maternidade Interlagos.

Para doar

Mulheres de qualquer idade, que tenham bebês sendo alimentados exclusivamente com leite materno e que, ainda assim, tenham sobra do alimento, podem ser voluntárias e ajudar outros bebês. As únicas exigências são de que as doadoras não estejam consumindo medicação, drogas ilícitas ou mais de dez cigarros por dia.

Mulheres que amamentam e doam o leite evitam o empedramento das mamas e têm recuperação da forma física de forma mais rápida. A lista completa dos bancos de leite de São Paulo está disponível no portal www.redeblh.fiocruz.br.

Nenhum comentário: