terça-feira, 23 de agosto de 2011

Icesp indica ‘linha do tempo’ para a prevenção do câncer na vida

Maior hospital público de oncologia da América Latina orienta o passo-a-passo para evitar doença ou garantir o diagnóstico precoce

O câncer é a segunda principal causa de morte da população brasileira – devendo tornar-se a principal causa até 2020. Entre as mulheres, o tipo mais comum da doença acomete as mamas, e entre os homens, a próstata.

Para estimular e auxiliar na prevenção e no diagnóstico precoce, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado a Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, elaborou uma relação do tempo certo para realização de cada exame de screening (rastreamento), além de atitudes que fazem a diferença.

Na linha da prevenção, não fumar, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, manter uma dieta adequada e praticar regularmente exercícios físicos são atitudes que podem contribuir para o retardar ou evitar o surgimento deste e de outros problemas de saúde.

Por outro lado, muitas vezes o câncer não apresenta sintomas em suas fases iniciais, por isso, a realização de alguns exames de rotina são fundamentais para o diagnóstico precoce – um fator essencial para a cura da doença.

De acordo com a faixa etária e o sexo, alguns passos são fundamentais.. Fatores de risco, como o histórico familiar e características individuais são sempre considerados pelo médico. Porém, isso não significa que todas as pessoas tenham a mesma rotina de exames, obrigatoriamente.

“O importante é seguir as avaliações recomendadas para sua faixa etária. É a partir disso que o profissional detecta a necessidade de outros procedimentos”, comenta Maria Del Pilar Esteves, oncologista clínica do Instituto do Câncer.

Confira os principais exames para a prevenção em homens e mulheres:

Mulheres

Após a primeira relação sexual é preciso incluir na agenda o hábito de realizar uma visita anual ao ginecologista, garantindo a realização de consultas e exames que serão fundamentais para a prevenção e/ou diagnóstico de câncer de vários tipos de câncer, principalmente mamas, ovários e útero.

Papanicolau (anualmente) – o papanicolau tem a finalidade de detectar o câncer de colo de útero, além de identificar lesões que antecedem o câncer, permitindo o tratamento antes que a doença se desenvolva.

Mamografia – o exame, capaz de mostrar lesões mamárias, é recomendado para mulheres com mais de 50 anos e deve ser feito anualmente ou a critério médico, dependendo dos fatores de risco.

Teste de sangue oculto nas fezes – deve ser realizada pelo menos uma vez por ano, em pessoas com mais de 50 anos, para detecção precoce de câncer de cólon.

Colonoscopia – o câncer colorretal, que inclui tumores de intestino (cólon) e reto, é um dos cinco tipos mais comuns entre homens e mulheres. O exame é capaz de diagnosticar este tipo de tumor em fase inicial e deve ser realizado anualmente, a partir dos 50 anos.

Homens


Visita ao urologista – recomendada mesmo quando não há nenhum sinal de problema a partir dos 45 anos de idade, esta prática permite a investigação precoce de problemas com a próstata, a bexiga, o rim, os testículos e o pênis.

Exame de toque retal – deve ser realizado anualmente, a partir dos 45 anos, para verificar se há alguma irregularidade na próstata – o órgão mais acometido por câncer entre os homens.

Teste de sangue oculto nas fezes – deve ser realizada pelo menos uma vez por ano, em pessoas com mais de 50 anos, para detecção precoce de câncer de cólon.

Colonoscopia – o câncer colorretal, que inclui tumores de intestino (cólon) e reto, é um dos cinco tipos mais comuns entre homens e mulheres no Brasil. O exame é capaz de diagnosticar este tipo de tumor em fase inicial e deve ser realizado anualmente, a partir dos 50 anos.

Nenhum comentário: