A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove nesta sexta-feira, 2 de agosto, Dia Mundial contra as Hepatites Virais, um mutirão de testes gratuitos para diagnóstico de hepatites B e C na região central de São Paulo.
Das 9h às 16h profissionais da Pasta farão plantão no Instituto Clemente Ferreira (rua da Consolação, 717) para a realização dos exames. Também serão oferecidos testes para detecção de HIV e sífilis.
A ação é uma iniciativa conjunta da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria, por meio do Programa Estadual de Hepatites, e do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, e tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce dessas doenças.
As Hepatites B e C são transmitidas por meio de relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada, da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou amamentação, ao compartilhar material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings, por transfusão de sangue contaminado.
Segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 3% da população mundial estão infectadas com o vírus da hepatite C, e 170 milhões de pessoas são portadoras da forma crônica da doença.
“É muito importante que as pessoas realizem o teste e saibam se estão ou não infectadas. O diagnóstico precoce é fundamental para tratamento e controle”, diz Maria Clara Gianna, coordenadora do CRT-DST/Aids.
Nenhum comentário:
Postar um comentário