sábado, 24 de agosto de 2013

Mais de 482 mil crianças já passaram pelos postos de saúde de SP para atualizar vacinação

Balanço é da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados informados pelos municípios paulistas; campanha segue até sexta-feira

         Neste sábado, 24 de agosto, 482.717 crianças paulistas menores de cinco anos foram levadas aos postos de saúde para que tivessem conferidas e, se necessário, atualizadas suas cadernetas de vacinação. O balanço é da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados informados pelos 645 municípios paulistas até às 14h de hoje.

Das crianças levadas aos postos, a maioria, ou 116.247 mil, está na faixa etária de quatro anos.
As doses de vacinas oferecidas nos postos protegem contra 15 tipos de doença, como paralisia infantil, gripe, febre amarela, rotavírus e meningite. Também foi disponibilizada a vacina Pentavalente, que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

         A campanha, que tem como meta atualizar a caderneta de vacinação de 2,8 milhões de crianças menores de cinco anos, segue até a próxima sexta-feira, 30 de agosto. Os postos de saúde abrem das 8h às 17h.

Em parceria com as prefeituras, o Estado mobilizou 38,3 mil profissionais da saúde. O objetivo é conferir a caderneta e aplicar as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada criança.

As crianças devem ser levadas por pais ou responsáveis com a caderneta de vacinação das crianças, documento considerado fundamental para comprovar quais doses já foram aplicadas, quais estão em atraso e quais deverão ser aplicadas nos meses ou anos seguintes.

Caso os pais ou responsáveis tenham perdido a caderneta de vacinação de seus filhos, a recomendação é de que eles compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar a ficha de registro nos arquivos da unidade sobre quais vacinas já foram ou não aplicadas.

“Esta campanha, que começou hoje, é importantíssima porque as crianças só ficam realmente protegidas quando ocorre uma cobertura vacinal completa, de acordo com cada faixa etária”, afirmou a médica pediatra Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Nenhum comentário: