segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Hospital aposta em design de sobrancelhas para elevar autoestima de mulheres com câncer

Pacientes do Icesp ganham estudo facial e aplicação de henna, além de sessões de maquiagem e cuidados com as unhas

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, inova mais uma vez, passando a oferecer, gratuitamente, estudo facial e aplicação de henna para reforçar o contorno das sobrancelhas das pacientes em tratamento de quimioterapia na unidade. O objetivo é usar a beleza como forma de elevar a autoestima dessas mulheres.

A profissional que presta o atendimento irá utilizar a técnica conhecida como visagismo, que trabalha as características físicas de cada rosto para criar uma imagem harmoniosa, utilizando recursos estéticos. As pacientes ainda irão aprender a fazer a manutenção da henna para que a técnica tenha maior durabilidade.
Durante o tratamento quimioterápico, muitos pacientes sofrem mudanças físicas como a alopecia, ou seja, a redução de pelos e cabelos que pode ocorrer na cabeça, rosto, braços e em diversas regiões do corpo.

“Enquanto enfrentam a doença, elas também precisam aprender a redescobrir sua beleza. Essa é a proposta da ação ‘Visagismo’: promover o bem estar e proporcionar momentos de lazer”, afirma Marcelo Candido, da Hotelaria e Hospitalidade do Icesp, responsável pelo projeto.

Os acompanhantes dos pacientes durante as sessões de quimioterapia também recebem tratamento especial. No chamado “Ateliê das Unhas” são realizados serviços de manicure e esmaltação de unhas.

Cantinho da Beleza
Oferecido pelo setor de Hotelaria e Hospitalidade, o programa “Cantinho da Beleza” contempla sete tratamentos estéticos para todos os pacientes: corte de barba e cabelo, minicursos de maquiagem e de como colocar lenços, hidratação das mãos, manicure e higienização da pele, sendo este último o mais procurado pelos pacientes. Os atendimentos são realizados todas as segundas, terças e sextas-feiras, durante três horas por dia.

Além disso, o hospital promove outras ações para os pacientes em tratamento ambulatorial de quimioterapia ou que se encontram internados na unidade, como sessão de filmes, teatro e contação de histórias. "A preocupação é oferecer ao paciente mais conforto durante a hospitalização e uma atenção especial para auxiliar no tratamento”, explica Marcelo.

Nenhum comentário: