quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dia de combate ao fumo terá teste de dependência e distribuição de 'kit-fissura'

Ação da Secretaria de Estado da Saúde acontecerá na Estação da Luz

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove nesta quinta-feira, 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, na região central de São Paulo, uma ação gratuita para alertar os fumantes sobre os riscos do tabagismo.

Das 10h às 15h, 25 profissionais do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), unidade ligada à pasta, estarão na Estação Luz da CPTM realizando o exame de monoximetria, conhecido como “bafômetro” do cigarro, para avaliar o índice de monóxido de carbono no organismo dos fumantes. Também serão realizadas avaliações de grau de dependência em relação à nicotina.

Os interessados, ainda, poderão calcular o índice de massa corporal e receber orientações sobre alimentação saudável. Dentistas verificarão a presença de lesões na cavidade bucal, com suspeita de câncer e, caso haja necessidade, darão encaminhamento para continuidade do tratamento em uma unidade de saúde pública especializada.

Segundo Ivone Charran, coordenadora do programa de tabaco do Cratod, os interessados em abandonar a dependêrncia serão encaminhados para locais de tratamento no SUS. “Serão distribuídos folders contendo informações sobre os aditivos do cigarro e as estratégias nos pontos de venda para atrair a curiosidade dos adolescentes”, reforça.

Para os fumantes que pretendem largar a dependência também haverá distribuição do “kit fissura”, composto por porções de cravo, canela, uva passa, semente de abóbora e casca de laranja seca.

A participação é voluntária e gratuita. São esperadas cerca de 250 pessoas. Para acessar a lista das unidades de atendimento público credenciadas na capital e no interior para atendimento a quem deseja abandonar a dependência de tabaco, basta consultar o site www.cratod.saude.sp.gov.br.

Nenhum comentário: