Interessados devem ter disponibilidade de pelo menos quatro horas por semana para atuação
O hospital estadual Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, unidade da Secretaria de Estado da Saúde em Mogi das Cruzes, está com inscrições abertas para pessoas interessadas em integrar o grupo de voluntariado da unidade. Segundo a Comissão de Voluntários, hoje o grupo conta com apenas seis voluntários, sendo que o ideal seriam 30.
Para participar, basta ter disponível um período de, no mínimo, quatro horas por semana para atuar no hospital. O voluntário pode optar pelas manhãs ou tardes, de segunda a sexta-feira.
Segundo a vice-presidente da Comissão de Voluntário do hospital, Adrina Gonçalves Saito, para ser voluntário não é necessário ter qualquer formação na área da saúde. “O voluntário não executa atividades técnicas, mas de de cuidador ou acompanhante. Ele pode, por exemplo, levar um paciente para o banho de sol, ler um livro, fazer um corte de cabelo ou empurrar a cadeira de rodas”, diz.
Segundo ela, os candidatos a voluntário passam por entrevista antes de serem aprovados. Depois eles são apresentados ao hospital e recebem capacitação. Além dos pacientes internados, existe na instituição uma colônia onde vivem 130 ex-pacientes de hanseníase, já que o local funcionou como leprosário até a década de 80, quando se tornou hospital geral.
Os turnos do voluntariado são distribuídos em escalas. A participação é espontânea e os voluntários podem deixar o serviço quando quiserem, com a recomendação de que comuniquem à equipe antecipadamente.
Segundo Adrina, o público principal que participa do voluntariado costuma ser de pessoas aposentadas em razão da disponibilidade de tempo. Mas ela ressalta que não há restrições quanto à idade ou profissão do candidato.
Para se inscrever, basta entrar em contato com o grupo pelo telefone (11) 4723-9913.
Nenhum comentário:
Postar um comentário