quinta-feira, 7 de abril de 2011

SP tem exames gratuitos de dependência química e HIV nesta 5ª

Feira no Páteo do Colégio celebra o Dia Mundial da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde promoverá nesta quinta-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, testes gratuitos de HIV e dependência química em Feira da Saúde no Páteo do Colégio para mais de 25 mil pessoas.

O evento será realizado das 8h até às 17h, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com a participação de profissionais do Centro de Referência Estadual de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) e do Programa Estadual de DST/Aids, órgãos da Secretaria.

Durante a programação, o visitante poderá avaliar seu risco de dependência do uso do álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas, por meio do questionário Assist (Alcohol Smoking and Substance Involvement Screening Test), desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O teste identifica pessoas com risco de alcoolismo e outras dependências químicas, possibilitando o encaminhamento para tratamento em serviços especializados.

Já os profissionais de saúde do Programa Estadual de DST/Aids, além de promoverem a prevenção com a distribuição de 30 mil preservativos, disponibilizarão testes rápidos para diagnóstico do HIV, com resultados prontos em cerca de 15 minutos. Também haverá entrega de folders sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids.

A Feira da Saúde contará com a colaboração de entidades de saúde de todo o estado de São Paulo. No local, serão mais de 30 estandes com serviços como autoexame da tireoide, glicemia capilar – para verificar os níveis de diabetes, prevenção da saúde ocular, avaliação física, avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), campanha de saúde auditiva, teste de ovulação e aferição de pressão arterial, entre outros.

“Trata-se de um evento importante de promoção de saúde, em que os participantes terão acesso gratuito a uma série de exames e informações essenciais para manter a saúde em dia”, diz Ricardo Tardelli, coordenador estadual de Saúde.

Nenhum comentário: