sexta-feira, 1 de abril de 2011

18 mil se reúnem para megacaminhada na Paulista neste domingo

Três trios elétricos irão animar evento da Secretaria de Estado da Saúde em celebração ao Dia Mundial da Atividade Física.

A Secretaria de Estado da Saúde promove neste domingo, 3 de abril, uma caminhada que deverá reunir 18 mil pessoas na avenida Paulista. O evento, que celebra o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril), faz parte do Agita Mundo, movimento que acontece simultaneamente em outros 40 países. A concentração acontece a partir das 8h30, atrás do Masp.

Realizado em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), o objetivo do evento é incentivar a população a acumular 30 minutos de atividades físicas por dia, cinco dias por semana. No Estado de São Paulo, pelo menos 54 cidades paulistas também terão atividades a partir deste domingo.

As cinco mil primeiras pessoas que chegarem ao Masp receberão gratuitamente um kit para a caminhada contendo camiseta e bexiga. Os participantes serão acompanhados durante todo o percurso por três trios elétricos, que chamarão a população a se juntar ao grupo. A caminhada termina na Assembléia Legislativa, onde as atividades continuarão por mais uma hora, com uma sessão de ginástica.

O Agita Mundo é um programa que nasceu em São Paulo, batizado Agita São Paulo, e desde 2002 foi adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como referência em ação de promoção da saúde. A OMS aponta o sedentarismo como o inimigo público número 1 de saúde. O comportamento sedentário é reponsável pela morte de cerca de 3,2 milhões pessoas por ano em todo o mundo.

“Caminhar faz muito bem à saúde. Esta iniciativa é fundamental para alertar a população paulista sobre a necessidade de usar a atividade física como importante arma para prevenir doenças decorrentes do sedentarismo, como diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardíacos”, diz o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

A Secretaria também promove, em parceria com as prefeituras, ações de incentivo à atividade física. Em diversas cidades do Estado (veja relação dos municípios abaixo), acontecem eventos para sensibilizar a população para a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo.

Cidades paulistas participantes do Agita Mundo que terão atividades a partir deste domingo

ADAMANTINA

ALFREDO MARCONDES

ARAMINA

ARARAS

AREIAS

BERNARDINO DE CAMPOS

BOM JESUS DOS PERDÕES

BRAGANÇA PAULISTA

CAJOBI

CAMPINAS

CANANÉIA

CONCHAL



COSMÓPOLIS



ESPÍRITO SANTO DO PINHAL

FERNAO

IGARATÉ

ILHA COMPRIDA

ILHABELA

INDAIATUBA

ITARIRI



ITUPEVA



JACAREI



JACUPIRANGA



LIMEIRA



LINDÓIA



LUTECIA



MARACAÍ



MARESIAS



NOVA ODESSA



PALMITAL



PARAGUAÇU PAULISTA



PARIQUERA-AÇU



PAULÍNIA



PIRACAIA



RINÓPOLIS



RIO CLARO



SANTA B. D'OESTE



SANTA BRANCA



SANTA ISABEL



SÃO BERNARDO



SÃO CAETANO DO SUL



SÃO PAULO



SÃO SEBASTIÃO



SÃO VICENTE



SERRA NEGRA



SERTAOZINHO



SOCORRO



SUMARÉ



TAIUVA



TARUMÃ



TUPÃ



UBATUBA



VALINHOS



VÁZEA PAULISTA

Nenhum comentário: