terça-feira, 26 de abril de 2011

Emílio Ribas vira posto de vacinação contra gripe

Imunização no hospital estadual acontece em horário diferenciado; no sábado haverá vacinação na estação Clínicas do metrô

O hospital estadual Emílio Ribas, da Secretaria de Estado da Saúde, oferece gratuitamente à população, até o dia 13 de maio, a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe. O posto da unidade, localizado em uma região de grande circulação de pessoas na capital, funcionará em horário diferenciado: das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, enquanto os postos de saúde imunizam normalmente das 8h às 17h.

No sábado, 30 de maio, “Dia D” da campanha de vacinação, o Emílio Ribas terá um posto volante na estação Clínicas do metrô, imunizando a população a partir das 8h. A campanha vale para idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir dos seis meses de vida e com menos de dois anos de idade, indígenas e profissionais de saúde.

A Secretaria quer vacinar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe nesta campanha. O número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo da imunização no Estado. Pela primeira vez, parte das vacinas foi produzida integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria.

As doses da campanha sazonal também irão imunizar imunizarão a população também contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010 também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas ela aconteceu em época diferente à da sazonal.

Só na sala de vacinas do Emílio Ribas são esperadas 25 mil pessoas durante a campanha. “É fundamental que aquelas pessoas incluídas no grupo prioritário tomem a vacina e se protejam contra as complicações respiratórias decorrentes da gripe”, afirma o infectologista David Uip, diretor do hospital.

O hospital estadual Emílio Ribas fica na avenida Doutor Arnaldo, 156, Cerqueira César, nas proximidades da avenida Paulista.

Nenhum comentário: