sexta-feira, 29 de abril de 2011
SP abre 7,5 mil postos de vacinação hoje, "Dia D" contra a gripe
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza hoje, 30 de abril, o “Dia D” da campanha de vacinação contra gripe. Desde as 8h, 7,5 mil postos de vacinação estão abertos em todo o Estado. Na capital, 671 unidades estarão disponíveis para a população, das quais 171 são postos volantes, criados exclusivamente para o “Dia D”.
Na estação Clínicas do metrô, profissionais do hospital estadual Emílio Ribas programaram plantão para imunizar os idosos, gestantes e crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade. Também há vacinação em escolas, supermercados e shoppings, entre outros locais.
A Secretaria pretende imunizar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe nesta campanha. O número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo da imunização no Estado. Além de idosos, gestantes e crianças pequenas, também devem ser imunizados os indígenas e profissionais da área da saúde. Os postos irão vacinar até as 17h.
As doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Pela primeira vez, parte das doses de vacina contra a gripe foram produzidas integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da pasta.
“A vacina contra a gripe é muito importante para proteger as pessoas, especialmente as mais suscetíveis a infecções, de complicações respiratórias. Por isso esperamos que os paulistas aproveitem o sábado para comparecer aos postos de saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.
Para visualizar os postos volantes de vacinação na capital clique aqui.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
SP vacina 733 mil contra a gripe em três dias de campanha
Balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde com base nos dados informados pelos municípios paulistas aponta que o Estado de São Paulo conseguiu vacinar 733,4 mil paulistas nos três primeiros dias da campanha de imunização contra o vírus Influenza, causador da gripe, iniciada no último dia 25 (veja informações regionais abaixo).
Nesta quinta-feira, 28 de abril, o governador Geraldo Alckmin esteve, junto com o secretário Giovanni Guido Cerri, no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontolologia, na zona leste da cidade de São Paulo, onde vacinou idosos frequentadores da unidade.
Nos três dias iniciais da campanha foram vacinados 533 mil idosos com 60 anos ou mais, 110,8 mil crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade, 49,8 mil gestantes, 37,3 mil trabalhadores da saúde e 1,3 mil indígenas. Esses são os grupos incluídos na vacinação deste ano.
A campanha segue até o próximo dia 13 de maio. Neste sábado, 30 de abril, será o “Dia D” da campanha. Os postos de saúde de todo o Estado estarão abertos das 8h às 17h para imunizar a população contra a gripe.
Pela primeira vez, parte das vacinas contra o vírus Influenza foi produzida integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria.
“É muito importante que a parcela da população incluída na campanha compareça aos postos de saúde para proteger-se contra o vírus Influenza. A vacina de maneira nenhuma causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.
Vacinação por região do estado
Região - Doses aplicadas
Capital - 196.035
Grande ABC - 45.543
Alto Tietê - 42.240
Franco da Rocha - 5.569
Osasco - 37.502
Araçatuba - 16.408
Araraquara - 17.632
Assis - 10.677
Barretos - 10.769
Bauru - 18.012
Botucatu - 14.276
Campinas - 64.762
Franca - 13.446
Marília - 14.713
Piracicaba - 25.482
Presidente Prudente - 21.522
Vale do Ribeira - 5.077
Ribeirão Preto - 17.250
Baixada Santista - 34.234
São João da Boa Vista - 12.305
São José do Rio Preto - 36.169
Sorocaba - 37.901
Vale do Paraíba - 35.917
Instituto Butantan tem apresentação gratuita de música brasileira nesta sexta
O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, exibe nesta sexta-feira, 29 de abril, um concerto da orquestra do Laboratório de Música de Câmara da USP. A apresentação, gratuita e aberta ao público, abre a quinta edição do projeto “Música para Todos”.
O concerto acontece às 12h30, no auditório do Museu Biológico do Butantan. No repertório, composições de grandes clássicos brasileiros como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo.
Os integrantes da orquestra fazem parte do Conjunto de Música Antiga da ECA-USP, formado em 2001 e que abrange a música renascentista, barroca, pré-clássica e galante em instrumentos antigos e com abordagem historicamente orientada.
“Essa iniciativa possibilita que todos tenham acesso a grandes clássicos. Nesses cinco anos do projeto tivemos a honra de homenagear grandes ícones da música brasileira e internacional”, conta Michael Alpert, coordenador do Laboratório de Música de Câmara da USP.
Serviço:
Concerto da orquestra do Laboratório de Música de Câmara da USP
Local: Museu Biológico do Instituto Butantan
Endereço: Avenida Vital Brasil, 1.500 – Butantã
Data: 29/04
Horário: 12h30
Entrada gratuita
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Hora de se proteger contra a gripe
Começou uma nova etapa do combate à circulação do vírus Influenza no Estado de São Paulo. Trata-se da campanha de vacinação contra gripe, que estará disponível para cerca de sete milhões de pessoas.
Neste ano, a campanha traz novidades. Além dos idosos a partir de 60 anos, indígenas e dos profissionais de saúde, agora as gestantes e as crianças entre seis meses e menores dois anos de idade poderão receber a vacina, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A vacina que imuniza contra a gripe é trivalente, composta por micropartículas de dois vírus do tipo A – entre elas, o H1N1 – e um vírus do tipo B do Influenza.
A vacina da gripe não provoca complicações de saúde. Pelo contrário: estudos apontam que ela é capaz de reduzir em até 70% o fluxo de internações em decorrência a doenças agudas do aparelho respiratório, como a pneumonia.
Para se ter ideia, no ano passado, quando cerca de 20 milhões de pessoas em todo o Estado de São Paulo foram vacinadas contra o vírus H1N1, foram registrados 578 casos de doenças respiratórias agudas graves (Drag) nos hospitais.
Em comparação ao ano de 2009, época em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou estado de pandemia mundial, a Secretaria de Estado da Saúde registrou 12.002 casos de Drag. Ou seja, a campanha de vacinação contribuiu para uma queda de 95,1% das complicações respiratórias.
O quadro de pandemia já está controlado e a campanha de vacinação contra a gripe conta, a cada ano, com crescente adesão da população paulista.
Para as gestantes, controlar a exposição à Influenza por meio da vacina equivale a diminuir o risco de complicações respiratórias, que pode acelerar as chances de um parto prematuro, bem como garantir a transferência de imunização ao bebê nos primeiros meses de vida.
Além disso, estudos em centros de referência no Estado de São Paulo apontam que a vacina contra gripe também contribui para a redução de infarto em pacientes cardiopatas.
Por ser produzida em ovos embrionários, a vacina apenas é contraindicada aos que apresentam quadro alérgico grave após a ingestão de ovo. Portanto, mesmo pessoas com quadro de gripe e resfriado ou até em uso de medicamentos como antibióticos podem participar da campanha.
É importante ressaltar que a vacina não provoca, em hipótese nenhuma, gripe nas pessoas imunizadas. Em verdade, algumas pessoas podem confundir os sintomas do resfriado com os da gripe.
A campanha de vacinação contra gripe, realizada em parceria com o Ministério da Saúde e com as prefeituras, vai até o dia 13 de maio em todo o Estado. No próximo sábado, 30 de abril, a Secretaria promoverá o chamado “Dia D”, data em que uma série de ações articuladas será promovida, em prol da conscientização da população, visando garantir maior adesão à campanha.
Participar da Campanha de Vacinação contra Gripe é mais do que se preocupar com a própria saúde. Também é um ato de conscientização. Afinal, ao se imunizar, cada paulista estará contribuindo para reduzir o ciclo de transmissão da doença no Estado.
Helena Sato é diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
90% não consultam o médico antes de iniciar prática de esportes
Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde com base nas informações do Ambulatório Médico Esportivo do hospital estadual Ipiranga apontou que 90% dos esportistas não realizam consultas médicas ou exames cardiológicos antes de começarem a praticar uma atividade física. Por isso, nesses atletas a quantidade de lesões musculares provocadas pelo erro de treinamento é grande.
Segundo o estudo, entre as lesões mais frequentes que acometem os esportistas, 70% ocorrem no joelho e os outros 30% estão divididos entre lesões musculares, entorses de tornozelo, fraturas e contusões.
Para o diretor do Ambulatório, Ricardo Galotti, esses números revelam uma situação preocupante. “Se uma pessoa com patologias cardíacas praticar um esporte que exija muito esforço, ela poderá ter complicações que podem levá-la a morte. As patologias ortopédicas também podem piorar com uma atividade física inapropriada”, explica.
Dos 700 pacientes atendidos no ambulatório em 2010, 60% praticavam futebol, 20% atletismo, 10% artes marciais e outros 10% praticavam modalidades como voleibol, skate e surf. Entre os praticantes de futebol, a maioria das lesões foi constatada no joelho. No caso do atletismo, as principais lesões ocorreram nas pernas e nos músculos. Já os praticantes de artes marciais, como o kickboxing, apresentaram lesões principalmente no nariz e na coxa.
“Passar por uma consulta médica antes de iniciar qualquer prática esportiva é fundamental para prevenir complicações de saúde e para saber qual é o exercício mais adequado ao quadro clínico de cada pessoa”, diz Galotti.
O Ambulatório Médico Esportivo do Hospital Ipiranga é especializado em orientações esportivas para atletas, profissionais ou não, prescrição de exercícios físicos e tratamento de lesões. Os atendimentos ocorrem todas as quintas-feiras, a partir das 12h30, para pacientes com encaminhamento de postos de saúde ou outros serviços.
terça-feira, 26 de abril de 2011
Emílio Ribas vira posto de vacinação contra gripe
O hospital estadual Emílio Ribas, da Secretaria de Estado da Saúde, oferece gratuitamente à população, até o dia 13 de maio, a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe. O posto da unidade, localizado em uma região de grande circulação de pessoas na capital, funcionará em horário diferenciado: das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, enquanto os postos de saúde imunizam normalmente das 8h às 17h.
No sábado, 30 de maio, “Dia D” da campanha de vacinação, o Emílio Ribas terá um posto volante na estação Clínicas do metrô, imunizando a população a partir das 8h. A campanha vale para idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir dos seis meses de vida e com menos de dois anos de idade, indígenas e profissionais de saúde.
A Secretaria quer vacinar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe nesta campanha. O número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões de pessoas que fazem parte do público-alvo da imunização no Estado. Pela primeira vez, parte das vacinas foi produzida integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria.
As doses da campanha sazonal também irão imunizar imunizarão a população também contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010 também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas ela aconteceu em época diferente à da sazonal.
Só na sala de vacinas do Emílio Ribas são esperadas 25 mil pessoas durante a campanha. “É fundamental que aquelas pessoas incluídas no grupo prioritário tomem a vacina e se protejam contra as complicações respiratórias decorrentes da gripe”, afirma o infectologista David Uip, diretor do hospital.
O hospital estadual Emílio Ribas fica na avenida Doutor Arnaldo, 156, Cerqueira César, nas proximidades da avenida Paulista.
Inscrições para mais bela idosa de SP terminam amanhã
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), encerra nesta quarta-feira, 27 de abril, as inscrições para o concurso que irá eleger a mais bela idosa da cidade de São Paulo.
Para participar a candidata precisa residir na capital e ter 60 anos ou mais. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 2033-4035 ou 2030-4003, ou pessoalmente no IPGG, das 7h às 19h. Na quinta-feira, dia 28, será feita a seleção das 25 finalistas, que participarão de dois ensaios preparatórios nos dia 2 e 4 de maio. A final acontecerá no dia 5 de maio, às 14h.
Para se tornar a mais bela idosa da capital, a candidata precisa reunir uma série de atributos, como simpatia, beleza, sorriso e elegância. Mas ela não será a única condecorada – o concurso também elegerá as misses simpatia, beleza, sorriso, elegância e timidez.
“A cada ano o concurso recebe um volume maior de inscrições. É uma grande oportunidade de valorizar a beleza da vida na maturidade”, afirma o diretor de convivência do IPGG, Nilton Guedes.
O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia se localiza na Praça Aleixo Monteiro Mafra, 34, em São Miguel Paulista, na Zona Leste.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
SP convoca população para doar sangue no Feriado
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio da Fundação Pró-Sangue, convoca a população a doar sangue nesse feriado prolongado. O objetivo é evitar o desabastecimento do estoque, uma vez que as doações costumam apresentar baixa de 30% nesse período.
Responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da região metropolitana de São Paulo, a Fundação Pró-Sangue conta, principalmente, com a doação dos fatores do tipo RH negativo (A negativo, B negativo, AB negativo e O negativo).
“Doar sangue é um ato completamente seguro e ajuda a salvar vidas. Por isso, recomendamos a doação não somente no feriado, mas de forma regular durante todo o ano”, afirma o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.
Para doar basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo de 50 kg e trazer documento de identidade original. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Haverá distribuição de bombons aos doadores que comparecerem nos postos de coleta da Fundação Pró-Sangue no sábado e no domingo de páscoa.
O Posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar, com estacionamento gratuito aos doadores. Para endereço das demais unidades de coleta e outras informações, ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300 ou acesse o site www.prosangue.sp.gov.br.
Funcionamento dos postos da Fundação Pró-Sangue no feriado
21 de abril, quinta-feira
Posto Clínicas: das 8 às 18 horas
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Osasco: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Barueri: fechado
22 de abril, sexta-feira
Posto Clínicas: das 8 às 18 horas
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Osasco: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Barueri: fechado
23 de abril, sábado
Posto Clínicas: das 8 às 18 horas
Posto Dante Pazzanese: das 8 às 16 horas
Posto Osasco: das 8 às 16 horas
Posto Mandaqui: fechado
Posto Barueri: fechado
24 de abril, domingo
Posto Clínicas: das 8 às 18 horas
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Osasco: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto Barueri: fechado
Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo quer vacinar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe na campanha que começa na próxima segunda-feira, 25 de abril. O número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado (veja dados regionais abaixo). Pela primeira vez, parte das vacinas foi produzida integralmente no país, pelo Instituto Butantan, órgão da Secretaria.
As doses da campanha sazonal também irão imunizar imunizarão a população também contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010 também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas ela aconteceu em época diferente à da sazonal.
Neste ano, além dos idosos, que já são imunizados desde 1999, foram incluídos no programa as gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e os indígenas, que somam cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais que nas campanhas anteriores. Além deles, mantém-se a vacinação em profissionais de saúde, seguindo o preconizado pelo Ministério da Saúde.
“É muito importante que a parcela da população incluída na campanha compareça aos postos de saúde para proteger-se contra o vírus Influenza. A vacina de maneira nenhuma causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.
A campanha vai até o dia 13 de maio, de segunda a sexta-feira. No dia 30 de abril, um sábado, as salas de vacina dos postos de saúde de todo o estado também estarão abertos das 8h às 17h para imunizar a população.
Meta de vacinação por região do estado
CAPITAL - 1,57 milhão
ABC - 285 mil
MOGI DAS CRUZES - 269,9 mil
FRANCO DA ROCHA - 103,3 mil
OSASCO - 291,5 mil
ARAÇATUBA - 109 mil
ARARAQUARA - 127,5 mil
ASSIS - 81,5 mil
BARRETOS - 62,1 mil
BAURU - 147,3 mil
BOTUCATU - 88,2 mil
CAMPINAS - 447,3 mil
FRANCA - 153,5 mil
MARÍLIA - 101,2 mil
PIRACICABA - 190,8 mil
P. PRUDENTE - 111,3 mil
REGISTRO - 37,6 mil
RIBEIRÃO PRETO - 180,4 mil
SANTOS - 228,7 mil
S. J. DA BOA VISTA - 141,6 mil
VALE DO PARAÍBA - 289,6 mil
S. J. DO RIO PRETO - 223 mil
SOROCABA - 272,2 mil
TOTAL - 5,5 milhões
SP amplia capacidade de detecção dos tipos de vírus da dengue
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com apoio do Instituto Adolfo Lutz, decidiu ampliar a capacidade de detecção dos tipos de vírus da dengue em circulação no Estado.
O método PCR em Tempo Real, que permite a rápida detecção do genoma do vírus causador da doença, implantado no Adolfo Lutz desde 2010, agora também chega ao interior. Está disponível no laboratório regional do instituto em São José do Rio Preto.
São Paulo é o único estado a adotar a nova técnica de PCR em Tempo Real, que permite identificar os sorotipos da dengue em até dois dias. Pelo exame convencional o resultado pode levar até 10 dias.
Com a descentralização dos exames haverá ampliação e melhoria no monitoramento da circulação do vírus da dengue no Estado de São Paulo. Foi por meio do método de PCR tempo real que a Secretaria identificou, no início deste mês, pela primeira vez, a circulação do sorotipo 4 da dengue na região de São José do Rio Preto.
“A capacidade de diagnóstico virológico do Instituto será ampliada, facilitando também a ação da Vigilância Epidemiológica no Estado”, diz Clelia Aranda, coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria.
“Amostras do sorotipo 4 da dengue estão sendo sequenciadas e demonstraram identidade com as amostras de dengue 4 circulantes no continente americano. Estas informações são de grande importância em termos epidemiológicos, já que, no futuro, serão utilizadas na decisão da elaboração de vacinas antidengue, que esperamos estejam disponíveis para a população nos próximos anos”, afirma Alberto José da Silva Duarte, diretor-geral do Instituto Adolfo Lutz.
Segundo Clélia Aranda, o monitoramento por amostragem realizado pela Secretaria aponta que 92% dos casos de dengue neste ano são do tipo 1, 4% são do tipo 2 e 3%, do tipo 4. No momento houve identificação do sorotipo 4 da dengue apenas na região de São José do Rio Preto.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Hospitais e Instituto Butantan têm programação especial de Páscoa
A Secretaria de Estado da Saúde preparou uma semana especial de atividades em hospitais estaduais da capital e no Instituto Butantan, para celebrar a Páscoa. No Butantan as atividades são abertas à população.
Nesta quarta-feira, 20 de abril, uma equipe de monitores promete animar as crianças internadas no hospital estadual Darcy Vargas, unidade referência em atendimento infantil. A comemoração antecipada de Páscoa terá direito a esculturas de bexigas, palhaços e também oficinas de arte e recreação, garantindo a diversão da criançada.
Já no Hospital e Maternidade Interlagos, as atividades de Páscoa contarão com um apoio muito especial: do projeto Jovens Acolhedores, programa da Secretaria de Estado da Saúde destinado à participação de universitários no processo de humanização do atendimento em unidades de saúde do Estado.
Os voluntários já prepararam a decoração do local e nesta quarta-feira, dia 20, todas as mães que estiverem no ambulatório do hospital ganharão caixas de bombons de chocolate, em forma de ovos de Páscoa. No domingo, será a vez das pacientes internadas e das mães que estão acompanhando seus bebês internados no berçário serem presenteadas.
“Nossa intenção é de não apenas desejar, e sim, proporcionar uma feliz Páscoa para todas as mães e pacientes que passam a data no hospital”, afirma Sandra Regina Sestokas Zorzeto, diretora do Hospital Maternidade Interlagos.
Butantan
O Instituto Butantan é uma das opções de educação e entretenimento para o feriado de Páscoa na capital paulista. Uma programação especial foi agendada para os museus e para todo o parque.
Uma das atividades é o projeto “Um Dia de Biólogo”, que será ministrada no Museu Biológico e no Horto Oswaldo Cruz. Os visitantes participarão de um grande bate papo com os biólogos que trabalham com os animais do museu. Durante a atividade, o profissional irá detalhar como vivem as serpentes e répteis, a importância desses animais na natureza e os perigos que podem causar. Na segunda parte, os visitantes irão até o Horto Oswaldo Cruz para conhecer como esses animais vivem no meio ambiente. “Além disso, o público terá uma demonstração de como é o trabalho de campo dos biólogos, tendo um contato próximo com animais vivos, podendo tocar algumas serpentes não peçonhentas no final da atividade”, detalha o diretor do Museu Biológico, Giuseppe Puorto.
A atividade acontecerá às 11h e às 15h, de 21 a 24 de abril, e as inscrições são limitadas a 20 participantes por sessão. As inscrições deverão ser feitas no dia da atividade no Museu Biológico.
O Butantan ainda contará com atividades nos outros dois museus. No Museu de Microbiologia, os visitantes poderão conhecer a vida de seres microscópicos, como moléculas de DNA e vírus. Já no Museu Histórico poderão relembrar, por meio de objetos e fotos do início do século XX, um pouco da história da instituição e da saúde pública do país.
Outros espaços para a visitação são o serpentário, um fosso a céu aberto onde as serpentes circulam livremente, e o Museu de Rua, onde é possível conhecer a história do Butantan. Aqueles que preferem atividades ao ar livre podem aproveitar o parque e reunir a família para um piquenique e atividades recreativas.
A entrada para os três museus é única e custa R$ 6. Estudantes pagam R$ 2,50. Crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. Os museus funcionam das 9h às 16h30.
O endereço do Instituto Butantan é avenida Vital Brasil 1.500, Butantã. O hospital estadual Darcy Vargas fica na rua Seráfico de Assis Carvalho, 34, Morumbi. E o Hospital e Maternidade Interlagos fica na rua Leonor Alvim, 211, Cidade Dutra.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Unindo forças contra a dengue
Na saúde pública há algumas áreas em que o sucesso das ações, além do trabalho integrado das três esferas gestoras do SUS (Sistema Único de Saúde), depende diretamente da participação ativa dos cidadãos. Entre elas, a doação de órgãos, a manutenção dos estoques de sangue nos hospitais e o combate ao mosquito transmissor da dengue, já que 80% dos criadouros estão nas residências.
A dengue está presente em aproximadamente uma centena de países em que a condição climática favorece a reprodução do Aedes aegypti. É um problema grave de saúde pública e merece atenção por parte das autoridades de saúde de todo o país.
Neste ano, o vírus do tipo 4 da doença voltou a circular em alguns estados brasileiros. Confirmamos, há alguns dias, a presença do vírus pela primeira vez no Estado de São Paulo, isolado pelo Instituto Adolfo Lutz. O caso foi relativo a uma paciente moradora de São José do Rio Preto, que foi tratada a tempo e está curada.
Com um novo tipo de vírus, há maior número de pessoas suscetíveis a desenvolver os sintomas da dengue, já que elas não estão imunes à doença. A dengue 4, portanto, é uma ameaça nova aos 42 milhões de paulistas.
Não há, entretanto, motivo para alardes. A introdução do vírus 4 da dengue não altera a rotina do trabalho de campo para o controle de criadouros do Aedes aegypti e nem as recomendações para assistência dos pacientes suspeitos nos serviços de saúde. Os sintomas da doença também são iguais aos demais tipos de vírus.
Os governos federal, estaduais e municipais têm papéis distintos e complementares no controle da dengue. Em resumo, ao Ministério da Saúde cabe garantir o financiamento das ações municipais e elaborar as diretrizes nacionais de prevenção e controle, além de prestar consultoria técnica especializada a estados e municípios. Já o governo estadual de São Paulo responde pela capacitação de profissionais de saúde, apoio aos municípios nas atividades de controle e prevenção (como ações especiais de nebulização), monitoramento de índices larvários, orientação e supervisão técnica às secretarias municipais, avaliação dos planos de contingência e diagnóstico laboratorial de casos suspeitos por intermédio do Instituto Adolfo Lutz.
O Estado de São Paulo investe cerca de R$ 40 milhões ao ano para combater a dengue. No último dia 4 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde iniciou grande mobilização, reunindo 25 mil agentes em todo o Estado, para uma semana especial de atividades. O objetivo foi chamar a atenção para o problema, não somente naquela semana, já que o combate à dengue deve ser feito o ano todo. Também enviamos um milhão de torpedos SMS por celular com alertas sobre a doença.
Os dados epidemiológicos apontam para uma queda, neste ano, de cerca de 90% no número de casos de dengue, na comparação com 2010. Mas não podemos abaixar a guarda. Com a introdução da dengue 4, é preciso redobrar os esforços, e para isso gostaríamos de poder contar com o imprescindível apoio de todos os paulistas no sentido de removerem os recipientes com água parada em suas residências, eliminando possíveis criadouros e incorporando o combate ao mosquito às suas rotinas. A participação solidária dos cidadãos é essencial para que a transmissão da dengue seja contida. Mais do que nunca, esta é a hora de juntarmos forças para dar um basta na doença.
Giovanni Guido Cerri, médico e professor titular da Faculdade de Medicina da USP, é secretário de Estado da Saúde de São Paulo
Saúde orienta na escolha do peixe para a Semana Santa
Tradição, o peixe é o prato principal na mesa do almoço da Semana Santa. Por isso a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta sobre os cuidados na hora de comprar, preparar ou mesmo conservar peixes e outros frutos do mar.
O produto deve ser comprado sempre em um estabelecimento que apresente condições de higiene e limpeza. O consumidor deve dar preferência sempre ao pescado fresco, pois possibilita que a qualidade seja verificada por meio do odor, da textura e da coloração.
O peixe deve ter as brânquias úmidas e brilhantes, e entre a cor de rosa e vermelho intenso. Ainda que seja fresco, sua exposição deve ser sempre em meio a camadas de gelo. Já o produto resfriado, além de ser conservado no gelo, deve ter a temperatura mantida entre 0°C e -2°C.
Para quem opta por comprar o pescado congelado ou para quem congela o peixe fresco, o método mais recomendado para o descongelamento é na geladeira a 4°C, pois diminui a perda de água e garante a manutenção da qualidade do pescado. No microondas recomenda-se sempre utilizar a opção "descongelar" para garantir o descongelamento uniforme.
“Nunca se deve descongelar qualquer pescado em temperatura ambiente, porque não é uniforme e pode gerar perda de qualidade, umidade e permitir o crescimento de micróbios”, alerta William Latorre, diretor da Divisão de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual.
Outra recomendação é nunca congelar novamente um pescado que já foi descongelado. E, para quem vai congelar pescados frescos ou resfriados, o ideal é congelar os peixes inteiros, sem as vísceras e mantendo a pele, que é a melhor proteção do peixe. “Não se deve congelar diversas espécies em um mesmo recipiente ou embalagem, e é sempre importante proteger bem o pescado com filme e sacos apropriados de primeiro uso”, explica William.
É importante que as embalagens dos pescados sejam identificadas com as informações sobre o produto e a data de congelamento. O freezer não pode ser sobrecarregado durante o congelamento. “É muito importante evitar a contaminação cruzada, isto é, o contato de alimentos crus com alimentos cozidos”, alerta William.
Para quem opta pelo tradicional bacalhau, deve-se evitar o consumo excessivo de sal. É necessário dessalgá-lo adequadamente, por meio de fervura, para evitar que o teor de sódio no alimento fique alto e não interfira na saúde do consumidor, uma vez que seu consumo excessivo pode levar ao aumento da pressão arterial.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Lei Antifumo fecha primeira balada na cidade de SP
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo determinou a interdição do primeiro estabelecimento da capital paulista flagrado por três vezes descumprindo a Lei Antifumo, que proíbe fumar em ambientes fechados de uso coletivo para combater o tabagismo passivo.
Na manhã desta sexta-feira, 14 de abril, agentes da Vigilância Sanitária Estadual estiveram na cervejaria Polo North, no bairro da Cantareira, zona norte da cidade, e interditaram o local por 48 horas. A ação contou com apoio da Polícia Militar. O estabelecimento não poderá abrir as portas até domingo pela manhã.
Após duas multas, aplicadas em setembro de 2009 e janeiro de 2010, os fiscais flagraram no início deste mês pessoas fumando em área não permitida do Polo North. O prazo para defesa venceu na última terça-feira e o recurso apresentado pelo estabelecimento foi negado ontem, dia 14.
A multa por descumprimento da Lei Antifumo é a partir de R$ 872,50 na primeira infração, dobrando em caso de reincidência. Na terceira vez, o estabelecimento é interditado por 48 horas e, na quarta, o fechamento é por 30 dias.
Desde que entrou em vigor, em agosto de 2009, a Lei Antifumo vem apresentando altos índices de adesão. Houve 432.800 fiscalizações neste período, com 945 multas em todo o Estado, o que representa índice de 99,8% entre os estabelecimentos vistoriados.
A interdição é a segunda em todo o Estado por descumprimento da lei. Um bar em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, chegou a ser fechado por dois dias em novembro de 2009.
“O fato de termos tido apenas duas interdições em dois anos comprova a adesão em peso dos estabelecimentos paulistas a uma lei que foi adotada para proteger a saúde da população, evitando que a imensa maioria de não fumantes seja exposta à fumaça nociva do cigarro”, afirma Maria Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária Estadual.
Saúde de SP alerta para cuidados com o consumo chocolate na Páscoa
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu fazer um alerta para os cuidados com o consumo de chocolate na Páscoa. Nesta época do ano, o apelo para o consumo de ovos de chocolate pode levar ao exagero, o que é prejudicial à saúde.
O consumo exagerado do produto pode provocar excesso de peso e outros distúrbios relacionados, como aumento da glicemia, além de enxaqueca em decorrência da ação de substâncias vasodilatadoras. Também há risco de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal.
“A grande quantidade de gordura também pode provocar quadros de diarreia em pessoas que abusam do chocolate. Para crianças, em especial, o consumo de chocolate deve ser controlado, principalmente no primeiro ano de vida, devido ao alto teor de açúcar e gordura”, afirma Nídia Pimenta Bassit, médica da Divisão de Doenças Transmitidas por Alimentos da Secretaria.
Recomendações
Algumas pessoas optam por comprar os chocolates diet pensando em evitar calorias, mas, na verdade, os produtos dietéticos podem ser até mais calóricos que o chocolate normal, pois o teor de gordura é maior.
“A indicação deste produto é para pessoas que têm restrições alimentares, como aquelas com intolerância ao leite de vaca, que é substituído pelo de soja, ou ainda a substituição do açúcar para os diabéticos, ou seja, para as pessoas que fazem controle da glicose, e não para pessoas com restrição calórica”, ressalta Nídia Bassit.
A preferência deve ser por chocolate meio amargo, que contém grande quantidade de massa de cacau e pouco açúcar. A maior concentração de massa de cacau proporciona maior quantidade de nutrientes benéficos.
Benefícios
Por conter ácido oleico, o mesmo encontrado no azeite de oliva, o chocolate, se consumido em quantidades moderadas, pode contribuir para a elevação do bom colesterol (HDL) e a diminuição do colesterol ruim (LDL).
O chocolate também é rico em flavonóides com propriedades antioxidantes, as mesmas encontrados no vinho tinto. Consumido com moderação e dentro de uma dieta equilibrada, o produto age como antioxidante e protetor do sistema cardiovascular. Também é considerado um antidepressivo natural, evita os sintomas da TPM e é um estimulante energético. “Evitar exageros é a dica essencial para quem deseja ter uma páscoa saudável”, conclui a médica da Secretaria.
quinta-feira, 14 de abril de 2011
SP ganha maior laboratório para pesquisa de câncer da América Latina
O Estado de São Paulo ganhou nesta quinta-feira, 14 de abril, o maior laboratório destinado a pesquisas sobre o câncer da América Latina e um equipamento ultrapotente, inédito no SUS (Sistema Único de Saúde) que destrói câncer. Os novos serviços do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) Octavio Frias de Oliveira, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, foram inaugurados nesta tarde na capital paulista, pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.
O Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp será a unidade coordenadora de uma rede composta por 20 grupos que atuam em pesquisa básica e aplicada em oncologia. O investimento foi de R$ 2 milhões.
Em uma área de 2 mil metros quadrados, equivalente a um andar inteiro do Icesp, o local irá funcionar como uma espécie de superlaboratório, com plataformas multiusuários. A área integrará especialidades como epidemiologia, genética molecular, biologia celular, biologia molecular, virologia e engenharia genética, processamento de amostras (Biobanco de Tumores), laboratório de Expressão Gênica e Seqüenciamento e patologia molecular.
Com o novo centro será possível otimizar recursos, sistematizar a coleta, realizar o processamento de amostras e testes e acelerar a difusão dos resultados obtidos nas diversas frentes de pesquisa, que atualmente estão espalhadas em importantes instituições como o Hospital das Clínicas, Incor, Faculdade de Medicina da USP, Hospital A.C. Camargo, dentre outras.
O Icesp, além de coordenar e centralizar essa rede de pesquisadores, irá disponibilizar equipamentos e serviços comuns a todos esses grupos. No total, serão cerca de 40 profissionais e mais de 130 alunos de pós-graduação beneficiados.
Os equipamentos também são de ponta, e incluem microscópios a laser, seqüenciadores de DNA, separadores de células e ambientes para cultivo de células e produção de DNA recombinante e vírus recombinantes. A outra novidade será a implantação de um banco de amostras biológicas, com fragmentos de tumores congelados, amostras de sangue, RNA, DNA e proteínas coletadas dos pacientes.
O local atenderá programas de pesquisas clínicas, oncologia molecular (que estuda, por exemplo, novos marcadores para diagnóstico de tumores), inovações terapêuticas e, posteriormente, medicina regenerativa aplicada à oncologia.
Com a nova unidade, o Icesp passa a ser o ponto central de uma grande rede que reunirá todos os pesquisadores em câncer que hoje atuam em diversos locais. “Este centro permitirá testar com mais velocidade os avanços que forem surgindo na área de pesquisa oncológica. Com plataformas de alta tecnologia, iremos sistematizar o processamento de informações”, afirma Paulo M. Hoff, diretor-geral do Instituto do Câncer.
Os projetos de pesquisa que serão priorizados pelo Centro se dividem em quatro etapas. O primeiro é o Programa de Pesquisas Clínicas, que inclui estudos de novas formas para prevenir, diagnosticar ou tratar o câncer. Já o segundo, denominado Programa de Oncologia Molecular, se refere a estudos que vão do diagnóstico até as mais recentes inovações no campo molecular, como novos marcadores para diagnóstico de tumores, diagnóstico molecular por imagem e outros.
“Trata-se de um verdadeiro salto de qualidade na produção de conhecimento científico, na busca incessante de informação sobre o comportamento dos tumores e de novas formas de tratamento da doença”, diz o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.
Ultrassom
O Icesp também irá disponibilizar aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) um equipamento ultrapotente que destrói tumores. Trata-se do High Intense Focus Ultrassound (Hifu), uma tecnologia inovadora resultante da fusão do ultrassom de alta intensidade com a ressonância magnética.
Pioneiro na América do Sul, o novo procedimento será utilizado, inicialmente, para tratar miomas e metástases ósseas, mas a ideia é ampliar seu uso para outras áreas da oncologia. O investimento para aquisição do equipamento foi de R$ 1,5 milhão.
O aparelho permitirá investigar novas terapias que, aliando o ultrassom à ressonância magnética, viabilizarão o tratamento de tumores sem a necessidade da realização de cortes e cirurgia ou de internação. Por não ser invasivo, o método, que dura aproximadamente duas horas, permite que o paciente realize o procedimento consciente, permanecendo acordado e podendo voltar para casa no mesmo dia.
O Hifu concentra até 1.000 feixes de energia ultrassônica com extrema precisão em um tumor no interior do corpo. Cada feixe passa através do corpo sem causar lesão, mas, quando convergem para o ponto selecionado, elevam a temperatura nesse local. A ressonância magnética serve para localizar e direcionar essa energia precisamente no tumor, de forma interativa e em tempo real, fornecendo imediata confirmação da eficácia da terapia.
Além disso, estão sendo desenvolvidos no Icesp tratamentos que possibilitam a liberação de drogas quimioterápicas, em que nanopartículas com elevadas concentrações de medicamentos (o que pode ser altamente tóxico ao organismo, inviabilizando sua aplicação intravenosa), são injetadas e liberadas apenas no tumor, a partir do calor produzido pelo aparelho.
Os pacientes que se beneficiarão da novidade integrarão os protocolos de pesquisa clínica do Icesp. Além de esta ser uma novidade na área oncológica, a aquisição do equipamento estabelece inúmeras possibilidades e caminhos no ambiente de pesquisa. Isto representa um grande avanço não apenas para os pacientes do SUS, como também para a instituição, que se reafirma como referência na área de investigação e tratamento do câncer. Ganha, também, o país, que passa a ser reconhecido por sua produção científica e desenvolvimento de novos protocolos e tratamentos.
“Trata-se da democratização de um grande avanço científico, agora disponível aos pacientes do SUS, além de uma excelente oportunidade para avançarmos significativamente no desenvolvimento de terapias minimamente invasivas na oncologia”, afirma o secretário Guido Cerri.
terça-feira, 12 de abril de 2011
SP oferece capacitação profissional para soropositivos e familiares
Informática, culinária, hotelaria, estética, jardinagem, idiomas. Desde que foi criado, em janeiro deste ano, o projeto de capacitação profissional da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para pacientes soropositivos e seus familiares já conseguiu encaminhar para cursos profissionalizantes cerca de 60 pessoas.
Os encontros acontecem às segundas e quintas-feiras, das 13h às 15h, ocasião em que assistentes sociais do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids fazem os encaminhamentos de acordo com o perfil do interessado. O serviço social da unidade pesquisa, em jornais e sites especializados, cursos gratuitos com inscrições abertas, para disponibilizar para pacientes e familiares de portadores de HIV/Aids, e pessoas em situação de rua, acompanhados em ambos os locais.
“Há cursos para todos os gostos e talentos. Ao todo mantemos contato com mais de cem entidades. É uma forma de auxiliar a pessoa a retornar ao mercado de trabalho.”, relata Carmen Kobayashi, que trabalha há mais de 10 anos no CRT DST/Aids-SP. Os encaminhamentos para os cursos são realizados respeitando-se a situação, perfil e momento de vida do paciente. “Ele pode buscar formação para montar um negócio próprio ou para retornar ao mercado de trabalho”, explica Carmem.
O projeto é oferecido em parceria com a “Casa de Serviço”, entidade filantrópica que assiste a pessoas em situação de alta vulnerabilidade social. “Identificamos pessoas que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social devido ao desemprego e desqualificação profissional. Constatamos que há pessoas que não são alfabetizadas ou são semi-alfabetizadas - sem conclusão do ensino fundamental e médio. A falta de escolarização, aliada à ausência de qualificação, afasta a pessoa dos seus objetivos, deixando-a em exclusão social”, observa Carmen.
Luiza Cerqueira, assistente social do CRT, ressalta que a iniciativa é a ampliação de um trabalho individual iniciado durante atendimento no ambulatório do CRT DST/Aids-SP. “Alguns pacientes que outrora foram encaminhados para cursos profissionalizantes, hoje se encontram empregados”, declara.
Carmem Kobayashi dá alguns exemplos de sucesso: uma usuária, após freqüentar curso de costura reta e overloque, começou a trabalhar em casa (recebendo trabalho das oficinas), onde conseguiu conciliar filhos e renda; outra, após fazer cursos profissionalizantes trabalha atualmente numa grande rede de supermercados. Além dos cursos profissionalizantes, alguns casos ingressaram em universidades, após orientação e encaminhamento social.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
SP quer vacinar 5,5 milhões de pessoas contra a gripe
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo quer vacinar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe na campanha que começa no próximo dia 25 de abril. O número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado (veja dados regionais abaixo).
As doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010, também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas ela aconteceu em época diferente à da sazonal.
Neste ano, além dos idosos, que já são imunizados desde 1999, foram incluídos no programa as gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e os indígenas, que somam cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais que nas campanhas anteriores. Além deles, mantém-se a vacinação em profissionais de saúde, seguindo o preconizado pelo Ministério da Saúde.
“É muito importante que a parcela da população incluída na campanha compareça aos postos de saúde para proteger-se contra o vírus Influenza. A vacina de maneira nenhuma causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias”, afirma Helena Sato, Diretora de Imunização da Secretaria.
A campanha vai até o dia 13 de maio. No dia 30 de abril, um sábado, as salas de vacina dos postos de saúde de todo o estado também estarão abertas, das 8h às 17h, para imunizar a população.
Meta de vacinação por região do estado
CAPITAL - 1,57 milhão
ABC - 285 mil
MOGI DAS CRUZES - 269,9 mil
FRANCO DA ROCHA - 103,3 mil
OSASCO - 291,5 mil
ARAÇATUBA - 109 mil
ARARAQUARA - 127,5 mil
ASSIS - 81,5 mil
BARRETOS - 62,1 mil
BAURU - 147,3 mil
BOTUCATU - 88,2 mil
CAMPINAS - 447,3 mil
FRANCA - 153,5 mil
MARÍLIA - 101,2 mil
PIRACICABA - 190,8 mil
P. PRUDENTE - 111,3 mil
REGISTRO - 37,6 mil
RIBEIRÃO PRETO - 180,4 mil
SANTOS - 228,7 mil
S. J. DA BOA VISTA - 141,6 mil
VALE DO PARAÍBA - 289,6 mil
S. J. DO RIO PRETO - 223 mil
SOROCABA - 272,2 mil
TOTAL - 5,5 milhões
Instituto do Câncer ganha 'centro de estética' para pacientes
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), ganha a partir desta segunda-feira, 11 de abril, um serviço gratuito de beleza e estética para pacientes em tratamento na unidade.
Desenvolvido pelo Serviço de Hotelaria e Hospitalidade do Icesp, o projeto irá oferecer aos pacientes com câncer da unidade corte de cabelo, manicure, barbearia, técnicas de maquiagem e dicas para amarrar lenços na cabeça, entre outros. Serão oferecidos cerca de 200 atendimentos por mês.
Os atendimentos serão realizados por dois profissionais todas às segundas, terças e sextas-feiras, durante três horas por dia. Para aqueles que passam pela quimioterapia ambulatorial, o foco são minicursos de automaquiagem e dicas de como utilizar lenços na cabeça. Quem está internado em leitos comuns ou nas UTIs poderá solicitar corte de cabelo, manicure, higienização da pele, hidratação das mãos ou para ser barbeado, além de minicursos de maquiagem. Neste caso, o atendimento será agendado previamente e realizado no próprio leito.
Segundo a gerente do setor, Vânia Pereira, ações como essa ajudam na autoestima do paciente, além de amenizar o processo do tratamento. “Tanto para os internados quanto para quem está em atendimento ambulatorial, receber uma atenção desse tipo é fundamental para que o dia-a-dia e as vindas ao hospital sejam amenizadas”, avalia.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Hospital Emílio Ribas promove festa de páscoa para 700 crianças neste sábado
Neste sábado, 9 de abril, a partir das 12h, as crianças em tratamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, têm local e horário marcado para um dia cheio de surpresas e comemoração na Festa da Páscoa. Atividades educativas, show de palhaços e a bateria da escola de samba Rosas de Ouro transformará a tarde de 700 crianças em um momento mais feliz.
A festa é uma iniciativa da Capelania Hospitalar junto ao Comitê de Humanização. O evento irá proporcionar às crianças presentes diversas atividades lúdicas como trabalhos de reciclagem, pintura, gincanas, contadores de história, incentivo à leitura e dança folclórica, entre outras. Uma oficina de alimentos será montada e terá a participação de uma nutricionista da instituição que irá orientar os responsáveis pelas crianças a respeito de boa alimentação.
Além das crianças e seus acompanhantes, os adolescentes tratados no hospital estadual também serão beneficiados, principalmente durante a agitação da bateria da Escola de Samba Rosas de Ouro. Doces, bexigas, pipoca, refrigerantes, sanduíches e bolos fazem parte de um cardápio que criança alguma irá reclamar. Além de uma surpresa de páscoa entregue a todos no final do evento, as crianças também serão presenteadas com roupas, brinquedos e alimentos recebidos através de doações.
O coordenador responsável pela festa, Padre João Inácio Mildner, acredita que o evento é uma maneira de melhorar o lado espiritual e social de todos os envolvidos. “É cuidado com a vida, num verdadeiro espaço de comunhão comunitária e de partilha, de educação e vivência de valores universais, de promoção humana e resgate da dignidade dos indivíduos”, esclarece.
SP tem exames gratuitos de dependência química e HIV nesta 5ª
A Secretaria de Estado da Saúde promoverá nesta quinta-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, testes gratuitos de HIV e dependência química em Feira da Saúde no Páteo do Colégio para mais de 25 mil pessoas.
O evento será realizado das 8h até às 17h, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com a participação de profissionais do Centro de Referência Estadual de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) e do Programa Estadual de DST/Aids, órgãos da Secretaria.
Durante a programação, o visitante poderá avaliar seu risco de dependência do uso do álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas, por meio do questionário Assist (Alcohol Smoking and Substance Involvement Screening Test), desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O teste identifica pessoas com risco de alcoolismo e outras dependências químicas, possibilitando o encaminhamento para tratamento em serviços especializados.
Já os profissionais de saúde do Programa Estadual de DST/Aids, além de promoverem a prevenção com a distribuição de 30 mil preservativos, disponibilizarão testes rápidos para diagnóstico do HIV, com resultados prontos em cerca de 15 minutos. Também haverá entrega de folders sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids.
A Feira da Saúde contará com a colaboração de entidades de saúde de todo o estado de São Paulo. No local, serão mais de 30 estandes com serviços como autoexame da tireoide, glicemia capilar – para verificar os níveis de diabetes, prevenção da saúde ocular, avaliação física, avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), campanha de saúde auditiva, teste de ovulação e aferição de pressão arterial, entre outros.
“Trata-se de um evento importante de promoção de saúde, em que os participantes terão acesso gratuito a uma série de exames e informações essenciais para manter a saúde em dia”, diz Ricardo Tardelli, coordenador estadual de Saúde.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Saúde abre concurso para a mais bela idosa de SP
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), abre nesta terça-feira, 5 de abril, inscrições para o concurso que irá eleger a mais bela idosa da cidade de São Paulo. Para participar a candidata precisa residir na capital e ter 60 anos ou mais.
As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de abril, pelos telefones 2033-4035 ou 2030-4003, ou pessoalmente no IPGG, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
No dia 28 de abril será feita a seleção das 25 finalistas, que participarão de dois ensaios preparatórios nos dia 2 e 4 de maio. A grande final acontecerá no dia 5 de maio, às 14h.
Para se tornar a mais bela idosa da capital, a candidata precisa reunir uma série de atributos, como simpatia, beleza, sorriso e elegância. Mas ela não será a única condecorada – o concurso também elegerá as misses simpatia, beleza, sorriso, elegância e timidez.
“A cada ano o concurso recebe um volume maior de inscrições. É uma grande oportunidade de valorizar a beleza da vida na maturidade”, afirma o diretor de convivência do IPGG, Nilton Guedes.
O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia se localiza na Praça Aleixo Monteiro Mafra, 34, em São Miguel Paulista, na Zona Leste.
Idosos têm ioga, dança e ginástica no Dia Mundial da Atividade Física
A Secretaria de Estado da Saúde preparou um dia inteiro de atividades especiais para os idosos, em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física. A programação especial e gratuita acontece nesta quarta-feira, 6 de abril, a partir das 8h, no Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte (veja abaixo).
Sessões de ioga, dança circulante, dança sênior e ginástica estão entre as atividades, abertas a qualquer idoso com 60 anos ou mais. A equipe de fisioterapeutas do CRI Norte também dará orientações aos idosos sobre a importância da atividade física, na Academia ao Ar Livre da unidade. Também haverá palestras sobre temas como alimentação saudável.
“Nossa intenção é ensinar as pessoas a se exercitarem corretamente, e que repassem esse conhecimento, incentivando ainda mais a prática de exercícios”, explica a fisioterapeuta Cristine Brumini, coordenadora do setor de reabilitação do CRI Norte.
As atividades vão ocorrer a partir das 8h e seguem até 16h. O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte fica na Rua Augusto Tolle, nº 978, em Santana. Mais informações podem ser obtidas no site www.crinorte.org.br.
Confira a programação completa:
08h – Yoga, com professora Lenita Sanches.
08h30 – Lian Gong, com professora Luzia Komatsu.
09h – Ginástica, com professor Paulinho.
09h30 – Dança Sênior, com professora Maria Lúcia.
10h – Lian Gong, com professora Luzia Komatsu.
10h30 – Ginástica, com professor Paulinho.
11h – Dança circular, com professora Luzia Komatsu.
14h – Abertura: vídeo da participação dos idosos nas atividades físicas.
14h30 – Alimentação e prática de atividade física, com nutricionista Ana Paula Maeda.
15h – A importância da atividade física no envelhecimento, com educador físico Sílvio Lopes Alabarse.
15h30 – Mal-estar durante atividade física: o que fazer? Com enfermeira Manoela Couto.
16h – Debate
Nota oficial
Amostras de sangue da paciente analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, ligado à Secretaria, deram positivas para dengue 4, em exames de prova e contraprova. Até hoje o Estado de São Paulo tinha registrado transmissão dos vírus do tipo 1, 2 e 3.
Com um novo tipo de vírus da dengue em circulação, há naturalmente maior número de pessoas suscetíveis a desenvolver a doença após contraí-lo. Os pacientes infectados uma vez pelos vírus 1, 2 ou 3 ficam imunes àquele vírus, mas não aos demais.
Os sintomas da dengue, entretanto, são os mesmos para os quatro tipos de vírus: febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos. Os pacientes com esses sintomas devem hidratar-se, não tomar remédios por conta própria e procurar imediatamente orientação médica em uma Unidade Básica de Saúde.
A Secretaria, por intermédio do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), está comunicando os serviços de vigilância epidemiológica municipais para que estejam atentos a possíveis novos casos suspeitos de dengue do tipo 4.
A circulação do novo vírus, entretanto, não altera a rotina do trabalho de controle de vetores (combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue) ou do manejo clínico de casos suspeitos de dengue nos serviços de saúde.
No segundo semestre de 2010, Secretaria desenvolveu trabalho de capacitação de 6 mil agentes em todo o Estado de São Paulo para aprimorar o trabalho de controle de vetores e atendimento aos cidadãos com suspeita de dengue. Foram realizadas, no total, 51 oficinas, envolvendo 330 municípios considerados prioritários.
A iniciativa teve dois objetivos fundamentais: focar, de um lado, o controle do mosquito transmissor nas residências e em estabelecimentos com grande probabilidade de alojamento de criadouros (imóveis estratégicos e especiais) e, de outro, a avaliação de risco dos pacientes atendidos nos serviços de saúde, organização dos serviços e manejo clínico dos casos.
Semana estadual
A Secretaria iniciou nesta segunda-feira, 4 de abril, a Semana Estadual de Combate à Dengue. Cerca de 25 mil agentes foram mobilizados para uma série de atividades especiais que irá acontecer nos municípios paulistas até a próxima sexta-feira, com objetivo de alertar a população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Por todo o Estado serão realizadas atividades de intensificação de busca e eliminação de focos do mosquito casa a casa, orientação para a população, vistoria de escolas, pedágios educativos e arrastões, entre outras ações.
A Secretaria também irá distribuir cerca de 500 mil panfletos em praças de pedágios de rodovias administradas pela Dersa e pelas concessionárias Colinas, SPVias e AutoBan. Outros 20 mil cartazes sobre a semana estadual foram distribuídos aos municípios para dar visibilidade à campanha.
No último dia 30 a Secretaria, em parceria com a operadora de telefonia celular Vivo, iniciou o envio de um milhão de torpedos com alertas sobre combate à dengue por todo o Estado, com ênfase nas regiões da Baixada Santista, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.
Balanço preliminar da Secretaria aponta que de janeiro a março deste ano foram notificados pelos municípios paulistas 10,3 mil casos de dengue, por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação). O número é 94% inferior ao registrado no primeiro trimestre de 2010, quando houve 108,2 mil casos.
Houve nos três primeiros meses do ano seis óbitos por dengue no Estado, dos quais dois importados e quatro autóctones. As mortes por dengue autóctone foram de pacientes moradores das cidades de Taubaté (2), Andradina e Ribeirão Preto.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
18 mil se reúnem para megacaminhada na Paulista neste domingo
A Secretaria de Estado da Saúde promove neste domingo, 3 de abril, uma caminhada que deverá reunir 18 mil pessoas na avenida Paulista. O evento, que celebra o Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril), faz parte do Agita Mundo, movimento que acontece simultaneamente em outros 40 países. A concentração acontece a partir das 8h30, atrás do Masp.
Realizado em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), o objetivo do evento é incentivar a população a acumular 30 minutos de atividades físicas por dia, cinco dias por semana. No Estado de São Paulo, pelo menos 54 cidades paulistas também terão atividades a partir deste domingo.
As cinco mil primeiras pessoas que chegarem ao Masp receberão gratuitamente um kit para a caminhada contendo camiseta e bexiga. Os participantes serão acompanhados durante todo o percurso por três trios elétricos, que chamarão a população a se juntar ao grupo. A caminhada termina na Assembléia Legislativa, onde as atividades continuarão por mais uma hora, com uma sessão de ginástica.
O Agita Mundo é um programa que nasceu em São Paulo, batizado Agita São Paulo, e desde 2002 foi adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como referência em ação de promoção da saúde. A OMS aponta o sedentarismo como o inimigo público número 1 de saúde. O comportamento sedentário é reponsável pela morte de cerca de 3,2 milhões pessoas por ano em todo o mundo.
“Caminhar faz muito bem à saúde. Esta iniciativa é fundamental para alertar a população paulista sobre a necessidade de usar a atividade física como importante arma para prevenir doenças decorrentes do sedentarismo, como diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardíacos”, diz o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.
A Secretaria também promove, em parceria com as prefeituras, ações de incentivo à atividade física. Em diversas cidades do Estado (veja relação dos municípios abaixo), acontecem eventos para sensibilizar a população para a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo.
Cidades paulistas participantes do Agita Mundo que terão atividades a partir deste domingo
ADAMANTINA
ALFREDO MARCONDES
ARAMINA
ARARAS
AREIAS
BERNARDINO DE CAMPOS
BOM JESUS DOS PERDÕES
BRAGANÇA PAULISTA
CAJOBI
CAMPINAS
CANANÉIA
CONCHAL
COSMÓPOLIS
ESPÍRITO SANTO DO PINHAL
FERNAO
IGARATÉ
ILHA COMPRIDA
ILHABELA
INDAIATUBA
ITARIRI
ITUPEVA
JACAREI
JACUPIRANGA
LIMEIRA
LINDÓIA
LUTECIA
MARACAÍ
MARESIAS
NOVA ODESSA
PALMITAL
PARAGUAÇU PAULISTA
PARIQUERA-AÇU
PAULÍNIA
PIRACAIA
RINÓPOLIS
RIO CLARO
SANTA B. D'OESTE
SANTA BRANCA
SANTA ISABEL
SÃO BERNARDO
SÃO CAETANO DO SUL
SÃO PAULO
SÃO SEBASTIÃO
SÃO VICENTE
SERRA NEGRA
SERTAOZINHO
SOCORRO
SUMARÉ
TAIUVA
TARUMÃ
TUPÃ
UBATUBA
VALINHOS
VÁZEA PAULISTA
SP mobiliza 25 mil agentes em Semana Estadual de Combate à dengue
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo irá mobilizar, a partir desta segunda-feira, 4 de abril, 25 mil agentes na Semana Estadual de Combate à Dengue. Uma série de atividades especiais irá acontecer nos municípios paulistas até a próxima sexta-feira, com objetivo de alertar a população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Na capital a abertura oficial da operação acontecerá a partir das 9h de segunda, no bairro do Campo Limpo, uma das áreas do município consideradas prioritárias no combate à doença. Noventa agentes irão percorrer ruas do bairro, a partir da praça Reinaldo Macanha (entre as ruas Pirajussara Valo Velho e Vitoriano de Oliveira), ponto de encontro dos profissionais.
Por todo o Estado serão realizadas atividades de intensificação de busca e eliminação de focos do mosquito casa a casa, orientação para a população, vistoria de escolas, pedágios educativos e arrastões, entre outras ações (veja programação abaixo).
A Secretaria também irá distribuir cerca de 500 mil panfletos em praças de pedágios de rodovias administradas pela Dersa e pelas concessionárias Colinas, SPVias e AutoBan. Outros 20 mil cartazes sobre a semana estadual foram distribuídos aos municípios para dar visibilidade à campanha
“Este é um momento crucial para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O calor ainda persiste e as chuvas diminuíram. É preciso que todos estejam atentos para remover os recipientes com água parada, eliminando possíveis criadouros nas residências”, diz o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.
No último dia 30 a Secretaria, em parceria com a operadora de telefonia celular Vivo, iniciou o envio de um milhão de torpedos com alertas sobre combate à dengue por todo o Estado, com ênfase nas regiões da Baixada Santista, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, áreas do estado com histórico de forte transmissão da doença.
Balanço da Secretaria apontou que o número de casos de dengue no primeiro bimestre foi 92,6% inferior ao registrado no mesmo período de 2010.
Os municípios paulistas informaram à Secretaria até o final de fevereiro, por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) 3.390 casos autóctones (com transmissão dentro do estado) da doença em janeiro e fevereiro. No primeiro bimestre do ano passado houve 46.050.
Atividades informadas pelos municípios para a semana estadual de combate à dengue
GRANDE S. PAULO | ||
MUNICÍPIO |
ATIVIDADE PROGRAMADA | |
SÃO PAULO | Ação educativa – Teatro; Palestras; Mutirão de casa/casa em áreas prioritárias; Distribuição de panfletos da operação cata bagulho; Busca ativa de criadouros; Vistoria em Escolas; Panfletagem nos faróis; Operação Cata-Bagulho; Intensificação em pontos estratégicos e imóveis especiais. | |
ARUJÁ | Panfletagem e Exposição do ciclo biológico do mosquito através de mostruário | |
Coleta de denúncias, panfletagem e apresentação de vídeo para conscientizar a população quanto aos sintomas da doença, ciclo biológico, combate e prevenção ao mosquito | ||
Anúncio em carro de som | ||
BARUERI | Intensificação casa a casa nos bairros Jd. Mutinga e Vale do Sol | |
FRANCO DA ROCHA | Distribuição de folhetos e cartazes | |
Divulgação na impressa local | ||
Evento na Estação de Trem com orientação e distribuição de panfletos | ||
Participação da Secretária de Saúde na Juquery Fest | ||
Divulgação no site oficial do município | ||
Educação continuada, em parceria com a Secretaria de educação municipal | ||
Divulgação em carro de som | ||
GUARAREMA | Atividade de vistoria a imóveis especiais e casa a casa | |
ITAPEVI | Realização de palestra para discussão das ações de combate à dengue, sensibilização da comunidade escolar, distribuição de panfletos, intensificação da telagem de caixas nas áreas mais críticas | |
JANDIRA | Intensificação na vedação de caixa d'água, entrega de folhetos nas casas visitadas, entrega de folhetos e cartazes nas Estações de Trem e Terminal Rodoviário | |
MAUÁ | Projeto dengue nas escolas municipais e estaduais | |
Capacitação na Tenda Saúde nos Bairros dia 06/04 | ||
SANTA ISABEL | Intensificação casa a casa e em imóveis especiais | |
Palestras nas escolas municipais e estaduais, UBS's, delegacia e Santa Casa | ||
Fixação de Cartazes | ||
SANTANA DE PARNAÍBA | Intensificação casa a casa, Transporte de pneus, Vistoria em colégios municipais | |
SANTO ANDRÉ | Intensificação casa a casa e em imóveis especiais (20 escolas da rede estadual de ensino) | |
PIRAPORA DO BOM JESUS |
Dia D de mobilização, Operação Cata Bagulho, Sensibilização em escolas, | |
RIBEIRÃO PIRES | Distribuição de folhetos e cartazes nas UBSs,,Divulgação nas rádios e jornais, Colocação de faixas, Intensificação casa a casa no bairro Jd. Serrano (divisa com Mauá), Intensificação casa a casa no bairro Jd. Serrano (Morro do Careca), Intensificação casa a casa no Jardim Esperança; Vistoria em imóveis especiais para cadastro; Distribuição de folhetos na região central; Realizações de palestras | |
POÁ | Montagem de barracas; Fixação de cartazes informativos; Divulgação na imprensa local | |
MAIRIPORÃ | Intensificação casa a casa e em imóveis especiais nos bairros, centro e Jd. Fernão Dias | |
MOGI DAS CRUZES | Intensificação casa a casa em áreas infestadas | |
ITAQUAQUECETUBA | Panfletagem e orientação nas escolas municipais e estaduais, supermercados e estações de trem; Palestras em postos de saúde; Evento educativo com gincanas e tendas de Orientação à população | |
SÃO CAETANO DO SUL |
07, 12, 14, 19 e 26 de abril palestras de prevenção e combate à dengue para 400 famílias do município | |
BAIXADA SANTISTA E VALE DO RIBEIRA | ||
MUNICÍPIO |
ATIVIDADE PROGRAMADA | |
MONGAGUÁ | Arrastão; Pedágio educativo; Distribuição de folhetos em ônibus; Vistoria em escolas estaduais em parceria com multiplicadores | |
PARIQUERA-AÇU | Palestras e distribuição de folhetos em escolas municipais e particulares, palestras e orientações nos segmentos religiosos, confecção de faixas, divulgação na radio local, orientação e distribuição de folhetos durante intensificação casa a casa pelos agentes comunitários de saúde | |
SANTOS | Estande educativo, pedágio, mutirão | |
ILHA COMPRIDA | Estande educativo | |
Intensificação nas orientações casa a casa pelos Agentes Comunitários de Saúde | ||
Divulgação com cartazes e orientações no comércio em geral | ||
ITANHAÉM | Leitura dinâmica do projeto educativo “O mundo do mosquito da dengue”, bingo educativo na FAITA e FACSUL | |
PEDRO DE TOLEDO | Arrastão de limpeza | |
BERTIOGA | Mobilização social no bairro de Boracéia, divulgação em rádio, jornal locais e carro de som, distribuição de folders informativos, pedágio informativo na rotatória da Av. Anchieta com Av. 19 de maio, encerramento da Semana de Mobilização contra a Dengue | |
ARAÇATUBA | ||
MUNICÍPIO | ATIVIDADE PROGRAMADA | |
ANDRADINA |
Orientação, afixação de cartazes, trilha da dengue e teatro de fantoches, monitoramento e intensificação dos imóveis especiais, passeata
| |
ARAÇATUBA
| Trabalho educativo através da montagem de estandes; orientação educativa; fixação de cartazes e distribuição de material educativo, realização de Pit Stop, desfile dos personagens Zé Limpinho e sua turma no combate à dengue, exposição dialogada e visual sobre a prevenção da dengue, planejamento participativo das ações de combate à dengue junto aos membros integrantes do Comitê Institucional de Mobilização contra a dengue, intensificação do trabalho nos imóveis com reincidência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, realização de Arrastão setorizado | |
AVANHANDAVA |
Divulgação nas duas rádios locais | |
Afixações de Cartazes | ||
Trabalho nas Escolas | ||
BARBOSA |
Vistoria de imóveis especiais com os alunos do 4º ano da Emef. Gabriel José Martins | |
Colocação de cartazes em todos os estabelecimentos comerciais do município com os alunos da EE Prof. José Carlos da Silva | ||
Utilização de carro de som prevenindo a população sobre os riscos da dengue | ||
BENTO DE ABREU |
Exposição dialogada e Visual | |
Palestra e Confecções de Cartazes com os Alunos | ||
BILAC |
Arrastão em todas as micro-áreas | |
Mutirão | ||
Distribuição de folhetos educativos nas escolas, creches, projeto espaço amigo, igrejas e comércio | ||
Divulgação com carro de som em todo o município | ||
Divulgação através das duas emissoras locais | ||
Remoção de entulhos de construções e limpeza de terrenos | ||
Visitas em imóveis especiais (escolas) com colocação de cartazes e folhetos | ||
BIRIGUI |
Divulgação através da assessoria de Imprensa (Prefeitura Municipal de Birigui) | |
BREJO ALEGRE |
Palestra com Exposição de faixas e banners | |
Filmes e Exposições | ||
Visita com Vistoria | ||
BURITAMA |
Vistoria e orientação nas escolas | |
Divulgação com carro de som, rádio e jornal | ||
Vistoria e orientação em prédios públicos; imóveis especiais e pontos estratégicos | ||
Intensificação das atividades do projeto Fazendo e Aprendendo | ||
Vistoria, fixação de cartazes e orientação aos freqüentadores do local | ||
CASTILHO |
Propaganda em rádio | |
Propaganda em jornal | ||
Afixação de faixas | ||
Panfletagem e aplicação de cartazes no comércio local | ||
Visita às escolas | ||
Atividade Educativa | ||
CLEMENTINA |
Intensificação casa casa e arrastão | |
Palestra Educativa nas Escolas | ||
Divulgação na rádio | ||
Carro de som nas ruas | ||
Divulgação nas igrejas | ||
GLICÉRIO |
Arrastão | |
Divulgação | ||
Orientação | ||
GABRIEL MONTEIRO |
Palestras | |
Mensagens | ||
Carro de Som | ||
Mensagens | ||
GUARAÇAÍ |
Palestras | |
Apresentação de eliminação de criadouros | ||
Vistorias em Imóveis Especiais | ||
Palestra no Centro de Saúde | ||
Divulgação em carro de som e no jornal Folha de Guaraçaí | ||
GUZOLÂNDIA |
Palestras | |
Exposição do ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypt | ||
LAVÍNIA |
Projeto | |
Palestras | ||
LOURDES |
Arrastão | |
Gincana | ||
Carro de som e mídia | ||
Intensificação casa a casa | ||
Palestras | ||
LUIZIÂNIA |
Palestras | |
ILHA SOLTEIRA |
Divulgação através da imprensa falada e escrita da Semana Estadual de Mobilização de Combate à Dengue | |
Colocação de out-door em pontos da Cidade | ||
Atividade Educativa em Escolas | ||
Orientação técnica e disponibilização de materiais, berçários, folders, cartazes, aos professores para execução de atividades Educativas | ||
MIRANDÓPOLIS |
Teatro de Fantoches | |
Entrega de Sementes Crotalária | ||
Carro de Som | ||
MURUTINGA DO SUL |
Visita casa-a-casa, em imóveis especiais | |
Divulgação com carro de som e rádio | ||
Fixação de Cartazes no Comércio | ||
Palestras Educativas nas Escolas | ||
Visita no IB | ||
NOVA CASTILHO |
Palestra sobre Conscientização de Controle e Combate à dengue | |
NOVA INDEPENDÊNCIA | Arrastão | |
PENÁPOLIS |
Divulgação com carro de som, rádio e jornal
| |
Passeatas | ||
Pedágio | ||
Panfletagens | ||
Orientações | ||
Exposição áudio Visual e Ciclo Evolutivo do mosquito Aedes aegypti | ||
PEREIRA BARRETO |
Teatro | |
Confecção de Cartazes | ||
Divulgação em mídia: Spot, Carro de Som, Rádios, Site, Outdoor | ||
Palestra | ||
Intensificação nas Atividades de Vigilância e Controle | ||
Apresentação de Filme Temático | ||
RUBIÁCEA |
Vídeo sobre Dengue nas escolas e distribuição de dominó educativo | |
Veiculação por carro de som | ||
Sorteio de casas e premiação de quintais mais limpos | ||
Distribuição de material nas igrejas | ||
Publicação de matéria em jornal | ||
SANTO ANTONIO DO ARACANGUÁ |
Intensificação das ações casa a casa para eliminação de criadouros e orientação de prevenção e controle da dengue | |
Elaboração de cartazes e murais educativos desenvolvidos pelos alunos da Escola Municipal Alice Couto de Moraes | ||
Divulgar amplamente por meio da Radio Local as medidas de prevenção e controle da dengue para a população | ||
Mobilização, atividades e desenvolvimento de trabalhos educativos | ||
SUD MENNUCCI |
Palestra | |
Pedágio | ||
Vídeo Educativo | ||
SUZANÁPOLIS |
Palestra | |
Teatro | ||
Gincana | ||
Palestra | ||
Panfletagem | ||
VALPARAISO |
Arrastão | |
Oficina de materiais inservíveis | ||
Teatro de Fantoches | ||
Exposição dialogada no comércio local | ||
Panfletagem | ||
Implantação do mapa de risco e amostragem | ||
Divulgação na mídia local | ||
CAMPINAS/PIRACICABA/SÃO JOÃO DA BOA VISTA | ||
MUNICÍPIO | ATIVIDADE PROGRAMADA | |
AGUAÍ |
Sacode a praça e semana da água | |
ÁGUAS DE SÃO PEDRO |
Arrastão | |
Palestras | ||
Divulgação em carro som | ||
Trabalhos em classes | ||
Distribuição de folders nas escolas | ||
Atividade Educativa em Escolas | ||
ANALANDIA |
Palestras | |
BOM JESUS PERDÕES |
Distribuição de panfletos | |
Colação de faixas | ||
Palestras | ||
CACONDE |
Atividade Educativa em Escolas | |
Divulgação mídia falada e escrita | ||
CAMPINAS |
Palestra/maquetes | |
CORDEIROPOLIS |
Cata treco; palestras; divulgação mídia escrita; panfletagem; exposição praça; faixas; baners; fixação placa nos cemitérios | |
DIVINOLANDIA |
Exposição e elaboração trabalhos por escolares | |
ESPIRITO S PINHAL |
Panfletagem; exposição; entrevista nos meios de comunicação; mídia escrita | |
ESTIVA GERBI |
Panfletagem, mídias falada, escrita e internet; educação ambiental nas escolas | |
INDAIATUBA |
Palestra, arrastão, exposição, emails, visitas domiciliares | |
ITAPIRA |
Palestra e vídeos; vinhetas; exposição; início do projeto "cidadão consciente" | |
JARINU |
Videos ubs, divulgação mídia escrita, falada; fixação faixas; distribuição material didático nas escolas | |
MOGI GUAÇU |
Panfletagem holerites; gincana; panfletagem centro; divulgação na mídia | |
MOGI MIRIM |
Mobilização: instituições religiosas e ensino; semáforos e praça área central, alunos do curso de meio ambiente e escolas de 2 bairros | |
PEDREIRA |
Confecção de camisetas; divulgação com carro de som, no rádio, escolas e igrejas; faixas trânsito; visitas e retirada entulhos | |
PIRACICABA |
Exposição; panfletagem; mobilização alunos IniMeP (curso farmácia) | |
PIRASSUNUNGA |
Teatro, palestras, passeatas, exposições, dramatizações em escolas e Programa Saúde da Família; mídia; DIA D; confecção materiais | |
RAFARD | Arrastão, palestra, intensificação PE e IE | |
RIO CLARO |
Distribuição de folhetos; faixas; palestras; painéis nas estradas; mutirão | |
S. C. PALMEIRAS | Arrastão, faixas, divulgação com carro de som | |
SOCORRO |
Limpeza de córrego, mídia falada e escrita, arrastão, itens de borracharia/recicladores | |
S. S. GRAMA | Arrastão, faixas, divulgação com carro de som | |
STA CRUZ CONCEIÇÃO |
Mídia falada e escrita; eliminação de criadouros; panfletagem nas escolas | |
STA GERTRUDES |
Exploração do tema em sala aula e divulgação de prevenção | |
SUMARÉ | Palestras e entrevistas | |
TAPIRATIBA |
Mídia falada e escrita; panfletagem; vistorias em IE e PE | |
VALINHOS |
Exposição, fixação faixas e baners, palestras escolas e sipats | |
JAGUARIUNA |
Palestras, divulgação na mídia falada e escrita, mobilização com participação exército | |
HORTOLÂNDIA | Oficinas nas escolas | |
MARÍLIA/BAURU | ||
MUNICÍPIO | ATIVIDADE PROGRAMADA | |
BERNARDINO DE CAMPOS |
Fixação de cartazes em todo comércio e repartição pública
| |
Fixação de faixas (Centro de Saúde, PSFs, Escolas e Praça da Matriz | ||
Divulgação sobre dengue na rádio comunitária (todos os dias da semana) | ||
Orientação à população para colocar areia nos vasos de plantas do cemitério
| ||
Distribuição de folhetos e orientações sobre dengue nas escolas | ||
Visitas casa a casa / visitas nos IEs e PÉS, distribuição de folhetos e orientações sobre dengue | ||
Orientação à população para manter limpos seus terrenos para evitar o criadouro do mosquito (Mutirão de limpeza) | ||
Realizar orientações aos coordenadores dos ônibus que transportam estudantes para municípios vizinhos (Jacarezinho e Ourinhos) | ||
Palestra na escola | ||
Arrastão | ||
Palestra no Centro de Saúde | ||
Corrida Combate a Dengue | ||
CÂNDIDO MOTA |
Palestras e distribuição de cartilha educativa | |
Exposição das fases do mosquito | ||
CANITAR |
Mutirão de combate a dengue – casa a casa | |
CHAVANTES |
Palestra na escola Olegário Bueno sobre dengue, caramujo africano e escorpião, panfletagens para alunos e professores, propaganda volante, distribuição de cartazes no comércio e colocação de faixas em pontos estratégicos da cidade | |
Palestra na instituição educacional Anglo-Bambino sobre dengue, caramujo africano e escorpião, panfletagens para alunos e professores, propaganda volante, entrevista para os jornais da região e município, vistoria nas indústrias e distribuição de cartazes e panfletagens para os funcionários | ||
Visita e arrastão em TBs, bosque e parque municipais, via férrea e etc., panfletagens nas indústrias e propaganda volante | ||
CHAVANTES E IRAPÉ |
Propaganda volante, mobilização com Instituições religiosas no combate ao Aedes aegypti, panfletagens, distribuição de cartazes e colocação de faixas | |
Propaganda volante, vistoria no cemitério municipal e colocação de areia em todos os vasos do mesmo | ||
CRUZÁLIA |
Palestra educativa | |
Panfletagem | ||
Carro de som (musical) | ||
Teatro | ||
Vídeo explicativo | ||
IPAUSSU |
Ações de intensificação na eliminação de criadouros do aedes aegypti | |
Divulgação na mídia sobre prevenção e combate a dengue | ||
ÓLEO |
Arrastão/coleta de material reciclável/Divulgação c/carro de som/Faixas/Jornal | |
PALMITAL |
Vistoria em Imóveis Especiais | |
Reunião do Comitê | ||
Panfletagem casa a casa | ||
Propaganda volante | ||
Entrevista | ||
Reportagem: índices de doentes no município | ||
PEDRINHAS PAULISTA |
Passeata, panfletagem, carro de som, jornal, rádio, faixa e cidade limpa | |
SALTO GRANDE |
Divulgação na rádio local, Divulgação em DVD, Intensificação nas escolas | |
AGUDOS |
Mutirão de limpeza | |
Pedágio educativo | ||
Palestras em escolas | ||
Empresas | ||
DUARTINA |
Placas espalhadas cemitério local | |
PROJETO "CRESCER CONTRA DENGUE” | ||
FAIXAS ESPALHADAS CIDADE | ||
INFORMES NA MÍDIA (RÁDIO E JORNAL) | ||
REUNIÃO PAIS DE ALUNOS | ||
VISITAS AGENTES ( CASAS, PEs, IE ) | ||
MUTIRÃO LIMPEZA | ||
OFÍCIOS A TODAS AS IGREJAS | ||
REGINÓPOLIS |
Panfletagem nas diversas igrejas do município | |
Entrega do caderno de atividades escolares sobre a dengue na rede municipal de ensino | ||
Carro de som com informações de combate a dengue | ||
Matéria informativa na rádio da cidade | ||
URU |
Divulgação em carro de som 02 e 03/04/11 | |
Visita domiciliar extraordinária da equipes de Agentes Comunitários de Saúde 04 a 08/04/11 | ||
Capacitação de Promotor Jovem de Saúde 04 e 05/04/11 | ||
Conscientização para Lixo e Ambiente Saudável 06/04/11 | ||
Oficina de prevenção de dengue 07/04/11 | ||
Implantação de coleta seletiva de lixo-fase divulgação | ||
BALBINOS |
04/04 – Gincana | |
05/04 – Palestra | ||
Intensificação casa a casa em 6 e 7/04 | ||
Pedágio educativo em 08/04 | ||
GETULINA |
Supervisão nos prédios públicos | |
Palestra e exposição de criadouros | ||
Passeatas | ||
PAULISTÂNIA |
Mutirão de limpeza | |
Orientação e entrega de panfletos | ||
GUAIÇARA |
Dias 04, 05, 06 e 07 Arrastão por bairros
| |
06/04 Pedágio com entrega de panfletos e pintura nos carros | ||
09/04 Gincana contra a Dengue | ||
04/04 e 08/04 Montagem de barracas dentro das Unidades de Saúde | ||
PRESIDENTE ALVES |
04/04 - Pedágio educativo | |
05/04 - Palestra na escola Estadual Seth de Almeida | ||
06/04 - Palestra na escola Estadual Maria Aparecida Coimbra Almeida | ||
07 e 08/04 - Distribuição de panfletos nas residência | ||
JAÚ |
Distribuição de material educativo, folhetos, cartazes e leques, à população em geral | |
Exposição no museu "A história da Dengue em Jau" com gincana e distribuição de brindes | ||
Distribuição do Gibi da Turma da Mônica Contra a Dengue e do capitão areia nas escolas | ||
Carro som com spots da dengue | ||
Out door com temas específicos segundo a problemática de cada bairro | ||
Trabalho nas escolas (IEs) | ||
Mídia local falada e escrita | ||
BAURU |
04-04 Palestra e gincana | |
05-05 Agente do bem | ||
06-04 Filme e gincana | ||
07-04 Palestra | ||
08-04 Palestra com Gincana | ||
DOIS CÓRREGOS |
Ação de controle de possíveis focos do Aedes Aegypti | |
LINS |
Casa-a-casa intensificado nas áreas de transmissão onde ainda não foi realizado BCC . | |
Visitas aos Centros Esportivos | ||
Visitas às Escolas Municipais com pesquisa entomológica | ||
Vistoria dos prédios e mobilização dos funcionários nos Ies que já tem brigada anti dengue | ||
Divulgação de criadouros específicos a serem eliminados em cada dia da semana | ||
FERNÃO |
Exposição Escolas, Panfletagem e Mutirão da Limpeza | |
GARÇA |
Exposição e Pedágio | |
JULIO MESQUITA |
Arrastão, Panfletagem, Palestras TV Tem "Cidade Limpa" | |
ORIENTE |
Panfletagem, carro de som, Teatro nas escolas e Faixas | |
OSCAR BRESSANE |
Reunião Educativa nas Creches, Gincanas nas Escolas, Divulgação em Jornal local, entrega de Baners e Panfletagem, Carro de Som, Questionário Educativo nas Escolas e Caminhada | |
POMPÉIA |
Mutirão Campanha Bairro Limpo, Panfletagem e Carro de Som | |
QUEIRÓZ |
Palestras | |
UBIRAJARA |
Mutirão de Limpeza, Panfletagem, Divulgação em Alto Falante da Praça | |
HERCULÂNDIA |
Saúde Premiada e Palestas | |
Palestas | ||
FLÓRIDA PAULISTA |
Panfletagem | |
Crachás | ||
Exposição Recipientes | ||
Painéis | ||
Cartilha Dengue | ||
IACRI |
Socioeducativa | |
RINÓPOLIS |
Palestras e caminhada educativa nas escolas com entrega de brinquedo educativo | |
PACAEMBU |
Afixação de faixas | |
Distribuição de gibis durante a visita casa a casa | ||
Afixação de cartazes do comércio | ||
Intensificar as orientações durante as visitas | ||
Entregar ao morador uma notificação com sinal verde ou vermelho para dengue em seu quintal | ||
Distribuição de gibis e cartilhas para escola de 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do nível médio | ||
PARAPUÃ |
Trabalhos Escolares, Conscientização, passeatas e Distribuição de Cartilhas | |
INÚBIA PTA |
Atividades Didáticas com as crianças das escolas municipais | |
Panfletagem no casa a casa | ||
Realizações de Inspeções e Notificações de Terrenos Baldios | ||
Divulgação em Jornal | ||
TUPÃ |
Gincana | |
ADAMANTINA |
Visitas domiciliares | |
Visitas a imóveis de grande porte e para locação | ||
Atendimento de Denúncias de infestação de mosquito em locais determinados | ||
Propaganda em Rádio e Jornal | ||
Veiculação de Som | ||
LUCÉLIA |
Distribuição de mudas de citronela | |
Demonstração do ciclo do mosquito aedes aegypti | ||
Divulgação sobre a dengue em propagandas em carro com som | ||
Divulgação sobre a dengue na mídia - rádio/jornal | ||
Cola de cartazes | ||
Teatro nas escolas | ||
Panfletagem específica nas atividades casa a casa | ||
Divulgação do combate a dengue em entidades religiosas | ||
OSVALDO CRUZ |
Mutirão de limpeza | |
PRACINHA |
Arrastão | |
Panfletagem | ||
Panfletagem | ||
Carro de som | ||
Palestra | ||
MARÍLIA |
Pesquisa de criadouros em locais de difícil acesso nos recintos escolares do município com visita para vistoria de lajes, calhas e caixas d’água nas escolas da rede municipal | |
Ação para avaliação de risco em pontos de difícil acesso no cemitério da saudade com arrastão de avaliação e regularização de lajes de capelas e caixas d’água | ||
Manutenção de postos de divulgação nos principais supermercados da cidade para apresentação de material gráfico, mosquitóforo e esclarecimento de dúvidas sobre a doença | ||
PRESIDENTE PRUDENTE | ||
MUNICÍPIO | ATIVIDADE PROGRAMADA | |
ALFREDO MARCONDES |
Intensificação nas visitas as residências com orientação, recolhimento e eliminação de recipientes e outros tipos de criadouros divulgando sinais e sintomas da dengue. | |
Mutirão de limpeza | ||
Roçagem de TB. | ||
Carro de som alertando a comunidade para agir contra o mosquito da dengue. | ||
Colocação de faixas na cidade | ||
Visitas aos Pés, com colocação de cartazes educativos. | ||
Visitas as construção civil | ||
Visitas ao IE – com colocação de cartazes | ||
Visitas as repartições publicas e privadas com colocação de cartazes | ||
ÁLVARES MACHADO |
Divulgação, Panfletagem, Cartazes, Faixas, painéis, Arrastão | |
Vistoria em prédios públicos, coleta seletiva e arrastão | ||
Visita a IEs com mapa de risco, divulgação, panfletagem e coleta seletiva, painéis e faixas | ||
Visita aos PEs, divulgação, coleta seletiva, painéis, faixas | ||
Panfletagem, entrevista, visita a prédios públicos | ||
ESTRELA DO NORTE |
Panfletagem, | |
Colagem de Cartazes, | ||
Fixação de Faixas | ||
Carros de Som | ||
Palestra; | ||
Distribuição de Sacos de Lixo. | ||
Passeata Educativa com a participação das crianças | ||
Mutirão Educativo | ||
IEPÊ |
Palestra, teatro | |
Colocação de espuma em pratos de planta | ||
Manejo Ambiental | ||
MARTINÓPOLIS |
Divulgação do mutirão de limpeza | |
Participação no Evento na Praça no dia Mundial da atividade física | ||
NANTES |
Panfletagem e carro de som | |
Campanha do lixo consciente, separação do lixo orgânico do reciclável | ||
Visita a PE e IE | ||
Visita casa a casa | ||
Palestra no curso de capacitação de atenção básica | ||
PRES. PRUDENTE |
Condomínios: Envio de ofícios, colocação de cartazes, entrega de folhetos, arrastão de limpeza, divulgação de sinais e sintomas. | |
Área 2, setor 3: trabalho com alunos do Pró Jovem e Lions com orientação, e eliminação de criadouros | ||
Unidades de saúde, Universidades, Escolas, Hiper e Supermercados, Igrejas e imobiliárias: Colocação de cartazes, distribuição de folhetos, envio de ofícios. | ||
Rodoviária: colocação de folhetos nas passagens | ||
Divulgação nos meios de comunicação: rádio, jornal, TV | ||
Arrastão de limpeza no Campus da UNESP | ||
Stand na praça central | ||
Abertura de faixas nos principais semáforos | ||
Fixação de faixas em locais de maior fluxo de pessoas | ||
QUATÁ |
Vistoria em órgãos públicos | |
Palestra e panfletagem | ||
Divulgação | ||
Vistoria Usina Zilor | ||
REGENTE FEIJÓ |
Divulgação na mídia local, fixação de cartazes e faixas | |
Intensificação no casa a casa para remoção de inservíveis | ||
Arrastão de limpeza nos bairros Sumaré, Vila Esperança, Vila Xavier | ||
Trabalhos educativos em sala de aula | ||
Vistoria em imóveis especiais e mapa de risco | ||
Visita aos PEs problemáticos | ||
SANTO ANASTÁCIO |
Palestra | |
Cartazes e folhetos | ||
Exposição em praça pública | ||
Teatro | ||
Bate papo | ||
Pedágio | ||
CAIUÁ |
Arrastão | |
Notificação dos TBs, | ||
Concurso de frases, | ||
Concurso do quintal mais limpo, Teatro | ||
JUNQUEIRÓPOLIS |
Visita casa a casa com alunos da EM | |
Divulgação e entrevista com moradores vitimas da dengue | ||
Palestra nas escolas | ||
Vistoria em prédios Públicos | ||
Visita em imóveis problemas | ||
Palestra nas igrejas | ||
Passeata com agentes comunitários de saúde e escolares com entrega de botons, folhetos e carro de som | ||
MIRANTE DO PARANAPANEMA |
Exposição | |
Vídeo | ||
Divulgação nos meios de comunicação | ||
Fixação de cartazes | ||
NOVA GUATAPORANGA |
Reunião e orientação com responsáveis de IEs e PEs | |
Teatro | ||
Carro de som e cartazes | ||
Palestras e teste de conhecimento rápido | ||
Pedágio, folhetos e adesivos | ||
PANORAMA |
Informes, palestras, exposição, vistoria em IEs, casa a casa, arrastão de limpeza (setor critico) | |
SANTA MERCEDES |
Casa a casa diferenciada com coleta de recipientes e utilização de ficha de orientação | |
Confecção de mural de recipientes e conscientização sobre a doença | ||
Coleta de recipientes | ||
TUPI PAULISTA |
Entrevista na rádio e carro de som | |
Arrastão nas escolas | ||
Palestra, vídeo, divulgação | ||
Panfletagem, passeata | ||
Arrastão de limpeza | ||
RIBEIRÃO PRETO | ||
MUNICÍPIO | ATIVIDADE PROGRAMADA | |
ARAMINA |
Panfetagem | |
Entrega e revista educativa na escola Oswaldo Campos | ||
Palestra na escola Oswaldo campos com a enfermeira Ana Cristina do PSF | ||
Fixação de cartazes | ||
Propaganda volante | ||
BARRINHA |
Entregas de mudas de citronela e crotálaria | |
Palestras nas escolas e creches | ||
IBITINGA |
Teatro de Fantoches | |
Projeto Agente Mirim | ||
Teatro de Fantoches | ||
Projeto Frase Contra a Dengue – Palestra | ||
Pedágio - Produto Alternativo | ||
DOURADO |
Divulgação de orientações nas rádios da cidade | |
Panfletagem casa a casa | ||
Palestra sobre a dengue com médico | ||
Entrega de cartilhas educativas nas escolas e orientações sobre a dengue | ||
Divulgação de orientações no serviço de alto falante | ||
SALES DE OLIVEIRA |
Divulgação da semana de mobilização | |
Divulgação do projeto anual" Todos Unidos Contra a Dengue" | ||
Palestras Preventivas | ||
Arrastão Comunitário | ||
IBATÉ |
Realização de palestras nas escolas de ensino fundamental do município sobre formas de prevenção da dengue, com a distribuição de materiais educativos e lúdicos, folders e colocação de faixas. | |
Realização de atividades de prevenção à dengue, associado com o dia mundial da saúde, para toda comunidade em local público ( Praça Municipal) com a distribui ção de panfletos, colocação de faixas, orientações e "Feirinha da Dengue" ( mostra de recipientes com larvas, mosquitos para Conscientização da população). | ||
MONTE ALTO |
Passeata | |
Divulgação sobre os casos de dengue e alerta à população | ||
Vistoria em escolas municipais e formação de multiplicadores | ||
Vistoria em escolas | ||
Vistoria em escolas municipais e formação de multiplicadores | ||
municipais e formação de multiplicadores | ||
RIBEIRÃO CORRENTE |
Videos Educativos | |
Distribuções de planfletos educativos | ||
Vinheta informativa na rádio local | ||
Realização do Arrastão | ||
Carro de som com vinhetas educativas | ||
ARARAQUARA |
Projeto Educação e Conscientização Dengue | |
Projeto saúde na praça | ||
Projeto Saúde e Meio Ambiente | ||
Projeto Saúde e Orçamento Participativo | ||
Projeto Choro das águas | ||
Projeto IEC e PAT | ||
Bloqueio área com transmissão | ||
Arrastão com vistoria | ||
Fixação de cartazes BCC | ||
Informativo para Igrejas e Entidades Religiosas | ||
Carro de som | ||
BN caso confirmado | ||
MATÃO |
Planfletagem nos semáfaros | |
Montagem de barraca | ||
Divulgação nos meios de comunicação | ||
Distribuição de cartazes | ||
PORTO FERREIRA |
Vistorias e orientações em todas as escolas municipais (EMEIs e EMEFs) | |
Vistorias e orientações em todas as escolas estaduais e particulares | ||
Vistorias e orientações em todas as unidades de saúde do município (UBS) | ||
Vistorias e orientações em todas as borracharias cadastradas ou não como PEs | ||
Informe em jornal local e entrevista em rádios locais | ||
Cartazes e folhetos nos locais das ações realizadas | ||
Faixas no centro da cidade | ||
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | ||
MUNICÍPIO | ATIVIDADE PROGRAMADA | |
ÁLVARES FLORENCE | Palestras, remoção de inservíveis | |
AMÉRICO DE CAMPOS | Divulgação | |
APARECIDA D'OESTE |
Arrastão | |
Palestra | ||
Teatro | ||
conf.de panfleto | ||
Passeata | ||
Visita a fab.de roup. | ||
ARIRANHA |
Vídeos, palestras, folhetos,cartazes | |
Intensificação no casa a casa | ||
ASPASIA |
Divulgação | |
Afixação de cartaz | ||
Visita com orientação e entrega de folheto | ||
Entrega de folheto | ||
BADY BASSITT |
Exposição | |
Intensificação nos PEs e IEs | ||
Intensificação | ||
Divulgação | ||
BÁLSAMO |
Palestra | |
Panfletagem | ||
Intensificação PE e TB | ||
CARDOSO | Divulgação, distribuição de folhetos | |
CATANDUVA |
Palestra, cartazes, folhetos,divulgação | |
Cidade Limpa | ||
Intensificação nos IEs e casa | ||
CATIGUÁ |
Folhetos e cartazes | |
Carro de som | ||
Intensificação no casa a casa | ||
CEDRAL |
Palestra | |
Panfletagem/ faixas | ||
Divulgação no rádio e carro de som | ||
COSMORAMA |
Palestras, divulgação, afixação de cartazes e faixas, vistoria com orientação | |
DIRCE REIS | ||
DOLCINÓPOLIS |
Divulgação no rádio | |
Palestra | ||
ELISIÁRIO |
Arrastão de limpeza | |
Carro de som | ||
Intensificação no casa a casa | ||
ESTRELA D`OESTE |
Divulgação, retirada de inserv., distribuição de folhetos, jogos lúdicos | |
FERNANDO PRESTES |
Folhetos,cartazes | |
Palestras | ||
Intensificação no casa a casa | ||
Passeata | ||
FERNANDÓPOLIS |
Divulgação com carro som e parcerias com projetos sociais | |
FLOREAL | Divulgação | |
GASTÃO VIDIGAL |
Palestras, vistoria com orientação, divulgação, afixação de faixas e distribuição de folhetos | |
GENERAL SALGADO |
Distribuição de folhetos, afixação de cartazes, divulgação, troca de criadouros | |
GUAPIAÇU |
INTENSIFICAÇÃO (Casa a Casa) | |
INTENSIFICAÇÃO ( Imóveis Especiais e Ponto Estrategico ) | ||
PALESTRAS NA REDE DE ENSINO | ||
PALESTRAS NA UBS E P.S.F(s) | ||
GUARANI D ÒESTE |
Visitas casa a casa, remoção inservível, divulgação carro de som, afixação de cartazes, vistoria IE | |
IBIRÁ | Teatro | |
ICÉM - SP |
Vistoria dos I.E. com participação dos alunos | |
Intensificação casa-casa, com maior interação dos agentes com morador e utilização de panfletos e cartazes. | ||
INDIAPORÃ |
Divulgação, afixação de cartazes, distribuição folhetos, intensificação casa a casa, palestras | |
IPIGUÁ |
Panfletagem | |
Divulgação carro de som | ||
IRAPUÃ |
Divulgação na mídia | |
Folhetos, cartazes | ||
Projeto quintal limpo | ||
Intensificação no casa a casa | ||
ITAJOBI |
Divulgação na mídia | |
Folhetos, cartazes | ||
Intensificação no casa a casa | ||
Mutirão, faixas | ||
JALES |
Visita aos imóveis especiais | |
Divulgação em rádio, jornal e com carro de som | ||
Intensificação do casa a casa na área 3 setor 2 | ||
Cruzada premiada da dengue | ||
Visita aos p.e.s de grande porte | ||
JOSE BONIFACIO |
FAIXAS EDUCATIVAS | |
IMOVEIS ESPECIAIS | ||
DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS EDUCATIVOS E ORIENTAÇÕES | ||
MACAUBAL |
Divulgação/entrega de folhetos | |
MACEDÔNIA | Divulgação | |
MAGDA | Divulgação, distribuição de folhetos | |
MARAPOAMA |
Projeto cidade limpa | |
Palestras, folhetos | ||
Cartazes, divulgação | ||
MARINOPOLIS |
Bingo | |
Coleta de Recicláveis | ||
Divulgação Volante | ||
Palestra | ||
MENDONÇA |
Palestra | |
Palestra | ||
Panfletagem | ||
Carro de Som | ||
Anúncios na rádio | ||
Intensificação do controle de criadouros | ||
MERIDIANO | Afixação de cartazes e distribuição de folhetos | |
MESÓPOLIS |
Palestra Escola .M Rosimeri N.Menezes 04/04/2011 | |
Entrevista na Radio Local 04/04/2011 | ||
Cartazes na Cidade 05/04/2011 | ||
Cartazes na Prainha 05/04/2011 | ||
Mobilização na Praça 08/04/2011 | ||
Arrastão de limpeza da Cidade 07 E 08 /04 /2011 | ||
MIRA ESTRELA | Arrastão, gincana, passeata, palestra | |
MIRASSOL |
Intensificação | |
Atividade Educativa nas escolas com produção de textos | ||
MONÇÕES | Divulgação | |
NEVES PAULISTA |
Divulgação/ Pedágio | |
Teatro | ||
NHANDEARA | Divulgação em rádio, distribuição de folhetos | |
NIPOÃ |
Arrastão | |
Divulgação | ||
Visitas aos templos religiosos | ||
NOVA CANÃA PAULISTA |
Palestra | |
Visitas nas residências com agentes mirins | ||
Teatro, cartazes, concurso de paródia e carro de som | ||
Filme sobre dengue | ||
NOVA GRANADA |
Mutirão Ed. Em Bairros Críticos | |
Palestras nas Escolas e Intensificação no Combate a Dengue | ||
Entrega de Folhetos a população | ||
Reuniões Ed. em Templos Religiosos | ||
Carro de Som | ||
NOVAIS |
Intensificação no casa a casa | |
Divulgação na mídia | ||
NOVO HORIZONTE |
Palestras, folhetos | |
Entrevista, cartazes | ||
Intensificação no casa a casa | ||
ONDA VERDE |
Orientações sobre prevenções | |
Panfletagem na intensificação do casa a casa | ||
OUROESTE | Divulgação, distribuição de folhetos | |
PALESTINA |
Intensificação | |
Divulgação | ||
Palestra | ||
PALMARES PLTA |
Divulgação: folhetos, cartazes,faixas,vídeos, passeatas | |
Intensificação no casa a casa | ||
PARAISO |
Divulgação por cartazes, folhetos, carro de som | |
PARANAPUÃ |
Visita de rotina | |
Carro com som | ||
Palestras | ||
Cartazes | ||
PARISI |
Divulgação em carro de som, afixação de faixa, distribuição de folhetos, teatro, Vistorias em casas com problemas e PE e IE | |
PEDRANÓPOLIS | Divulgação | |
PINDORAMA |
Cartazes, folhetos | |
Evento: gabinete | ||
Itinerante, palestras | ||
Divulgação na mídia | ||
PIRANGI |
Palestras, mídia | |
Cartazes, folhetos | ||
Pedágio | ||
Intensificação de controle na atividade casa a casa | ||
PLANALTO |
Intensificação de controle na atividade casa a casa | |
Atividades educativas | ||
Divulgação por jornal de circulação local e radio municipal | ||
POLONI |
Arrastão | |
Panfletagem | ||
PONTALINDA |
Arrastão | |
Palestra | ||
Passeata | ||
PONTES GESTAL | Divulgação, distribuição de folhetos | |
POPULINA |
Palestras, entrega de comunicado, divulgação, vistorias em casas especiais | |
POTIRENDABA |
Vistoria e trabalho de conscientização nos imóveis especiais | |
Conscientização da população com colaboração dos aunos | ||
Intensificação dos trabalhos no setor 02 do município | ||
RIOLÂNDIA | Divulgação, remoção de inservíveis,jogos ludicos | |
RUBINÉIA | ||
SALES |
Palestras, mídia | |
Cartazes, folhetos | ||
Intensificação no casa a casa | ||
Passeata | ||
SANTA ADÉLIA |
Divulgação carro de som, jornal, faixas, palestras, gincana, pedágio | |
Intensificação no casa a casa | ||
Passeata | ||
Carro de som | ||
Propaganda na rádio | ||
Cartazes e faixa | ||
Palestra | ||
SANTA CLARA DÓESTE |
Palestra | |
Divulgação com carro de som | ||
Visita com Orientação | ||
SANTA FÉ DO SUL |
Orientação e Conscientização no evento Agita Santa Fé e 3º Caminha Cão | |
Arrastão | ||
Mesa Redonda | ||
Panfletagem no comércio local | ||
Orientações sobre dengue | ||
Palestra | ||
SANTA RITA DÓESTE |
Divulgação faixas e cartazes | |
Passeata | ||
Arrastão | ||
Visita com Orientação | ||
SANTA SALETE | ||
SANTANA DA P. PENSA |
Mobilização dos funcionários | |
Mobilização intersetorial | ||
Arrastão | ||
Palestra expositiva dialogada | ||
Divulgação com o carro de som | ||
SÃO FRANCISCO |
Orientação | |
Divulgação Volante | ||
SÃO JOÃO DAS DUAS PONTES |
Passeata, visita com orientações em imóveis c/problemas, afixação de cartazes, divulgação das atividades desenvolvidas, entrega de folhetos | |
SÃO JOÃO DE IRACEMA | Remoção de inservíveis ,divulgação, afixação cartazes e faixas | |
SEBASTIANÓPOLIS DO SUL |
Afixação de faixas, Vistorias de Escolas, Distribuição de Folders educacionais, Divulgação com carro som, Remoção de inservíveis. | |
TABAPUÃ |
Divulgação em carro de som | |
Entrevista, folhetos, cartazes e projetos escolares | ||
Informativos técnicos | ||
Intensificação no casa a casa e Imóveis Especiais | ||
TANABI |
Intensificação no casa a casa | |
Caminhada | ||
Intensificação do casa a casa | ||
Exposição de Cartazes | ||
Orientações sobre prevenções | ||
TRÊS FRONTEIRAS |
Entrega de Material Educativo | |
Teatro | ||
Passeata | ||
Exibição de Video | ||
Entrega de Panfletos | ||
TURMALINA | Divulgação, exibição de filme, entrega folhetos | |
UBARANA |
Palestra, arrastão, divulgação e pedágio
| |
URÂNIA |
Palestra | |
Divulgação | ||
URUPÊS |
Palestras, divulgação | |
Folhetos,cartazes, | ||
Intensificação no casa a casa e IEs | ||
VALENTIM GENTIL | Divulgação com carro de som | |
VITORIA BRASIL |
Palestra | |
Arrastão | ||
Divulgação | ||
VOTUPORANGA |
Divulgação dos dados entomológicos através da rádio, jornal, TV local, acompanhamento das atividades, remoção de inservíveis, vistoria em imóveis especiais, pontos estratégicos, Capacitação nas UBSs |