segunda-feira, 1 de julho de 2013

Alimentação saudável nas férias garante energia e disposição para as crianças


Programa ‘Meu Pratinho Saudável’ traz dicas de como fazer com que as crianças não engordem nesta temporada, evitando os exageros

O programa “Meu Pratinho Saudável”, parceria entre o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a LatinMed, decidiu fazer um alerta sobre cuidados especiais que os pais e responsáveis devem ter com a alimentação das crianças nas férias de julho (veja dicas abaixo).

     Com mais tempo em casa, e mesmo durante as viagens, a tendência é que as crianças comam mais. Por isso é necessário cuidar das quantidades e os nutrientes dos alimentos, evitando exageros que podem levar ao aumento de peso, com risco de sobrepeso e obesidade.

     Para Ana Paula Alves, nutricionista do Instituto da Criança do HC-FMUSP e do “Meu Pratinho Saudável”, o importante é que os horários das refeições e lanches sejam respeitados,  para que o metabolismo não se altere. Ela recomenda que sejam feitas as três refeições principais do dia, com lanches nos intervalos.

     Segundo a nutricionista Lara Natacci, é importante que os pais e responsáveis mantenham o mesmo padrão alimentar e, durante as viagens, ajudem as crianças a montarem seu prato no restaurante. Na praia, evitar os petiscos, pois, além de não serem saudáveis, podem causar intoxicação alimentar se não forem corretamente manuseados.

    Outra dica para os pequenos é deixar a merenda pré-preparada: “Recomendamos que os pais levem uma bolsa térmica com sucos de fruta, frutas, biscoitos integrais e mini-sanduíches com peito de peru e queijo branco, por exemplo, para oferecer para a criança enquanto ela brinca.”, sugere Lara.

     Para evitar que a criança exagere nas guloseimas e não fique com fome nos intervalos e compense na próxima refeição, é importante seguir as dicas do “Meu Pratinho Saudável”.  “Alimentos como doces e salgadinhos não são proibidos, mas não podem substituir os que são ricos em nutrientes e nem serem ingeridos em grande quantidade”, afirma Lara.

    Para que as férias sejam mais divertidas e prazerosas, é recomendável incentivar a prática de atividades físicas entre as crianças. Correr, pular corda, nadar e andar de bicicleta são opções que os pequenos podem praticar ao ar livre para se exercitar e brincar ao mesmo tempo.
           Meu Pratinho Saudável

          O programa Meu Pratinho Saudável, versão infantil do “Meu Prato Saudável”, é voltado para crianças de seis meses a 10 anos e tem como objetivo a adequação da alimentação, fazendo com que as crianças comam bem e de maneira saudável.

         Um dos principais conceitos do programa prevê que nas refeições principais, a metade do prato da criança seja preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos).

          Para a outra metade, preencha o prato com 1/4 de alimento rico em proteínas como carne vermelha, frango, peixe, ovos, que deveser complementada com leguminosas, como o feijão, grão de bico, soja, lentilha. O outro 1/4 do prato deve contar com alimentos ricos em carboidratos, de preferência em sua forma integral como arroz, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, farinhas.

O café da manhã e os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, como por exemplo, iogurtes, queijos magros, leite desnatado, leite de soja sem açúcar, queijos processados reduzidos em gorduras, leite fermentado, ovo, peito de peru; um alimento rico em carboidratos, de preferência que seja fonte de fibras, como torradas, pães, biscoitos de fibras, cookies integrais, barras de cereal, cereal integral; e um alimento de origem vegetal, podendo ser frutas, verduras ou legumes.  Mais informações, receitas e dicas de pratos criativos podem ser obtidas no site www.meupratinhosaudável.com.br.
 

 Veja algumas dicas de como garantir uma alimentação saudável durante as férias:

 •Mantenha o consumo de alimentos saudáveis;

 •Mantenha horários para refeições e lanches;

 •Incentive atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de esforço físico;

 •Continue limitando o consumo de alimentos na frente da televisão ou do computador;

 •Evite o excesso de doces, refrigerantes e guloseimas;

 •Mantenha uma boa oferta de líquidos para a criança;

 •Evite usar sobremesas e doces como uma compensação por ter comido direito;

 •Envolva a criança no planejamento, compra e preparo dos alimentos;

 •Sente à mesa junto com a criança e coma com ela a mesma comida.

Nenhum comentário: