sexta-feira, 19 de julho de 2013

Tatoo Week 2013 tem testes grátis de HIV, sífilis e hepatite

Estimativa da Secretaria é atender 450 pessoas até domingo, no Expo Center Norte; resultados são sigilosos e sairão em cerca de uma hora e meia

            A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promoverá testes gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C durante o 3º Encontro Internacional de Tatuadores e Body Piercings do Brasil. O evento começa nesta sexta-feira, 19 de julho e termina no domingo, dia 21, no pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na capital paulista.

A expectativa é atender 150 pessoas por dia, num total de 1.800 exames, contando os quatro testes. A ação conta com 60 profissionais entre enfermeiros, biologistas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids. Os testes são simples, rápidos e indolores e realizados com privacidade e sigilo. Os resultados dos quatro testes ficam prontos por volta de uma hora e meia após a coleta.

Para o coordenador adjunto do Programa Estadual DST/AIDS-SP, Artur Kalichman, a ação também serve para difundir informações sobre prevenção.

“O HIV, sífilis e hepatites podem ser transmitidos pelos equipamentos e acessórios usados para fazer tatuagens e colocação de piercings, que devem estar perfeitamente higienizados. Além disso, a desinfecção adequada dos locais e também do profissional é fundamental para a segurança de todos”, diz Kalichman.

            Os testes que serão feitos no evento também estão disponíveis, sem nenhum custo, em toda a rede pública de saúde. Informações sobre os locais podem ser obtidas pelo 0800-16-25-50.

Nenhum comentário: