quinta-feira, 9 de junho de 2011

Maternidade estadual promove palestras gratuitas sobre anemia falciforme

Programação, aberta ao público, acontece nesta sexta-feira a partir das 8h30

A Secretaria de Estado da Saúde promove nesta sexta-feira, 10 de junho, na maternidade estadual Leonor Mendes de Barros, um ciclo de palestras educativas sobre anemia falciforme, doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue.

A doença e a importância do tratamento nos primeiros anos de vida será tema do Seminário de Anemia Falciforme, aberto à população e a profissionais da área da saúde, que acontece das 8h30 às 16h30. A entrada é gratuita.

Os interessados poderão se inscrever no telefone de informações do da maternidade: (11) 2292-4188, ramal 240.

Diagnosticar os casos precocemente é uma das principais formas para diminuir as consequências trazidas pela anemia falciforme. O exame é o teste do pezinho, que deve ser feito nos primeiros dias de vida do recém-nascido.

O teste diagnostica a doença que tem como característica a alteração no formato normal das células sanguíneas, que adquirem contorno de foice. Esta modificação na célula dificulta a circulação do sangue e pode causar derrames e problemas graves em outros órgãos do corpo.

Por ser uma doença crônica e incurável, o tratamento da anemia falciforme consiste no uso de vacinas e antibióticos, além de vitaminas específicas. A doença atinge predominantemente os negros e mestiços.

“Nossa preocupação é divulgar a importância do exame do pezinho, falar do tratamento e cada vez promover a educação em saúde para toda população”, afirma Corintio Mariani Neto, diretor da maternidade estadual Leonor Mendes de Barros.

Nenhum comentário: