quarta-feira, 15 de junho de 2011

Instituto Butantan abre votação popular para batizar jararaca

Espécie rara, ameaçada de extinção, nasceu em cativeiro no último dia 1º de março; nome será anunciado em ‘cerimônia de batismo’ no início das férias

O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, abriu votação popular para escolher o nome do mais novo morador do Museu Biológico da unidade: uma jararaca-ilhoa, animal criticamente ameaçado de extinção.

A votação seguirá até o dia 26, e o nome será anunciado no dia 1ª de julho, data que o animal completa quatro meses e que acontece a abertura oficial das atividades de férias de inverno do Butantan.

Os visitantes poderão escolher entre seis opções de nomes: Aureo, que significa dourado e remete as cores do animal, Yubá, amarelo em tupi guarani, além de outros nomes como Jack, Fiuk, Homer e Neymar.

Para participar, o público poderá votar no site da instituição (www.butantan.gov.br), ou através de uma cédula de votação que estará disponível no Museu Biológico. Quem acessar o site também poderá conhecer mais sobre a espécie e se divertir nos jogos de colorir.

O animal é originário da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo, porém o exemplar exposto é nascido em cativeiro, fruto de ação de conservação ambiental desenvolvido pelo Laboratório de Herpetologia do Instituto Butantan.
“O nascimento deste animal tem um significado especial, pois consolida o sucesso da reprodução dessas espécies em cativeiro. O Museu Biológico merece este presente”, comemora Silvia Travaglia Cardoso, pesquisadora responsável pela criação e reprodução deste e de outras espécies raras em cativeiro.

“Será uma oportunidade para os visitantes conhecerem a serpente, uma espécie rara, e aprender como é feito o trabalho de conservação deste animal”, explica Giuseppe Puorto, diretor do Museu Biológico. A jararaca ficará exposta no Berçário do Museu, espaço reservado para filhotes nascidos no Butantan, que também abriga as espécies piton indiana, suaçuboia e jiboia.

O Museu Biológico do Instituto Butantan funciona de terça a domingo, das 9h às 16h30. A entrada custa R$6. Estudantes pagam R$ 2,50. Crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. O Instituto Butantan fica na Avenida Vital Brasil, 1.500, zona oeste da capital.
Jararaca-ilhoa

A espécie é originária da Ilha da Queimada Grande, litoral sul de São Paulo, a aproximadamente 30 km da costa. O local é de acesso restrito e conhecido como “Ilha das Cobras”. O filhote é fruto da terceira ninhada de pais nascidos no Biotério de Viperídeos para Experimentos do Laboratório de Herpetologia do Butantan, e tem nove irmãozinhos.

O nascimento é resultado da cuidadosa manutenção em cativeiro realizada com esses animais e dos estudos que há mais de uma década vem sendo desenvolvidos nas áreas de reprodução e criação de serpentes peçonhentas raras no local. Por ser um animal de ilha, a jararaca-ilhoa possui hábitos alimentares diferenciados das jararacas do continente devido à ausência de mamíferos no habitat. As jovens se alimentam de anfíbios, lagartos e lacraias e as adultas principalmente de aves migratórias, sendo arborícolas e diurnas. Já os exemplares mais jovens são noturnos, devido aos hábitos de suas presas.

Clique aqui e faça o download da foto da jararaca-ilhoa (crédito Giuseppe Puorto).

Nenhum comentário: