quarta-feira, 22 de junho de 2011

HC abre inscrições para Fórum de prevenção a acidentes de moto

I Fórum Segurança e Saúde irá buscar proposta para diminuir número de acidentes de motocicleta

O Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, está com inscrições abertas para o I Fórum Segurança e Saúde, voltado a motociclistas e técnicos de saúde e de trânsito, que acontece em 1º de julho, uma sexta-feira. O evento, organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. O objetivo é debater propostas que diminuam o número de acidentes com motocicletas.

As ocorrências envolvendo motos vitimizam com frequência a população jovem no auge da produtividade, e demanda boa parte dos recursos de saúde. No Fórum será apresentado um panorama dos atendimentos e dos custos de trauma do HC-FMUSP.

“Além de mostrar os dados, vamos congregar todas as partes responsáveis pelo problema: orgãos de trânsito, autoridades, polícia, engenheiros e motociclistas para debater e começar a tentar resolver este problema”, diz Júlia Greve, coordenadora do evento. “Hoje boa parte dos internados no Instituto de Ortopedia são vitimas de acidentes envolvendo motocicletas”.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os acidentes de moto estão entre as principais causas da mortalidade de pessoas jovens no Brasil. Dado que só tende a crescer com o barateamento e consequente proliferação deste meio de transporte. “Pretendemos com este Fórum, criar sugestões e propostas que sejam factíveis e que possam reduzir os números dos atendimentos nos hospitais”, completa Greve.

I Fórum Segurança e Saúde
Data: 1 de julho de 2011
Horário: 8h às 18h
Local: Teatro Faculdade de Medicina da USP - Av. Dr. Arnaldo, 455 - Cerqueira César/São Paulo - próximo à estação Clínicas do Metrô. Vagas limitadas - inscrição gratuita: cegom@hcnet.usp.br - (11) 3069-6951

Nenhum comentário: