segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SP tem 'corrida' inédita por testes de HIV

Triplicou a realização de exames por pessoas em situação de vulnerabilidade; população paulista optou por sorologia rápida.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo registrou neste mês de janeiro procura recorde por testes de HIV em seu Centro de Referência em DST/Aids, na capital paulista.


Foram feitos 750 testes até o último dia 27. A busca mais que dobrou se comparada com o mesmo período no ano passado, que registrou a realização de 336 exames. O número de testes realizados na unidade em um único mês é inédito.


Além disso, quase triplicou a realização do teste por pessoas em situação de maior vulnerabilidade da doença. No último mês 37 exames tiveram resultado positivo, enquanto em janeiro de 2010 houve 13 resultados positivos.


“Outro aspecto interessante observado neste último mês é que a maioria das pessoas preferiu o teste rápido e não o convencional”, afirma o médico Artur Kalichman, coordenador-adjunto do CRT-DST/Aids. Ele diz que a “corrida” pelo teste pode estar relacionada à maior visibilidade que o assunto vem tendo nos veículos de comunicação.


Das 750 sorologias realizadas no CRT-DST/Aids, 673 foram exames rápidos, o que representa quase 90% do total testes feitos pelo serviço.


O teste rápido de HIV permite a população participante obter o resultado em aproximadamente 15 minutos a partir da coleta de sangue. Os exames de HIV estão disponíveis gratuitamente à população pelo SUS (Sistema Único de Saúde).


Para saber os locais que realizam o teste em todo o Estado basta ligar para o Disque-DST/Aids: 0800-16-25-50.

Nenhum comentário: