sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Icesp cria 'cardápio' contra o câncer

Instituto estadual sugere alguns alimentos que auxiliam no combate e prevenção contra a doença.


O consumo de alimentos com variedade, qualidade e quantidade adequadas é um dos principais fatores na prevenção do câncer. Por isso, o setor de Nutrição e Dietética do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, preparou uma lista com alguns alimentos que auxiliam na prevenção contra a doença (veja tabela abaixo).


Algumas substâncias como o Ômega 3, encontrado em peixes, e os polifenóis, presentes na maça, diminuem a formação de compostos inflamatórios, o envelhecimento celular e, consequentemente, a proliferação de células tumorais. Já as fibras solúveis, presentes em alimentos como brócolis, couve manteiga e couve-flor, inibem a formação tumoral, diminuindo a possibilidade de mutações genéticas.


Os hábitos diários também podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer. O sedentarismo, por exemplo, é um fator negativo para as pessoas que buscam qualidade de vida. A prática de atividade física diminui a resistência à insulina, tornando menor o risco de câncer colorretal, por exemplo. A obesidade também merece atenção. A ingestão alimentar excessiva leva a um aumento de peso, que causa regulação prejudicada da glicemia e hiperinsulinemia e, como consequencia, aumenta o risco do surgimento de tumor no pâncreas, fígado e rins. Outro efeito da obesidade em longo prazo é a Diabetes, que está relacionada com o desenvolvimento de câncer de fígado, endométrio, cervical e mamário.


Na contramão deste consumo saudável, há os alimentos que potencializam o desenvolvimento de um câncer e que devem ser evitados ou, então, consumidos com moderação, já que são ricos em gordura saturada. Bons exemplos são os de origem animal (carne vermelha, leite integral e derivados e bacon), que podem causar inflamação e alteração dos níveis de hormônios no sangue. A inflamação e o excesso de açúcar no sangue levam à intoxicação das células, o que favorece o desenvolvimento de tumores.


“Não podemos reduzir os alimentos a duas grandes listas: ‘heróis’ e ‘vilões’ da alimentação. Os principais erros em nossos hábitos alimentares não estão relacionados, exclusivamente, a ‘o quê’ comemos, mas também ao ‘quanto’ e ‘com que frequência’ nós consumimos alguns alimentos”, esclarece Suzana Camacho Lima, gerente de Nutrição do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.


Confira alguns alimentos que possuem propriedades funcionais que contribuem na prevenção do câncer:

Alimento

Substância

Efeito no organismo



Tomate

Licopeno

Potente alimento anticancerígeno



Laranja

Ácido ascórbico carotenóides, monoterpenos e limonemos

Ação antioxidante e diminuição da toxicidade de substâncias mutagênicas



Peixes

Ômega 3

Ação antioxidante. Diminuição da proliferação de células retais cancerígenas, redução do risco de câncer de laringe.



Frutas e vegetais vermelhos e roxos

Flavonóides (antocianina e quercetina) e resveratrol (casca de uvas e vinho)

Elevada ação antioxidante, anticarcinogênico e antitumoral



Soja

Isoflavonas

Ação antioxidantes, antitumoral e hipolipemiantes



Frutas alaranjadas e amarelas

Carotenóides

Protegem o DNA contra oxidação



Brócolis

Isotiocianatos

Ação anticancerígena e morte tumoral




Nenhum comentário: