sexta-feira, 22 de março de 2013

Heliópolis ganha mega-ambulatório de oncologia


Com investimento de R$ 47 milhões, o Hospital Heliópolis poderá atender cerca de 30 mil pacientes com câncer nas áreas de cabeça e pescoço, neurologia, gastroenterologia, coloproctologia e ginecologia

A maior comunidade carente da cidade de São Paulo ganha nesta sexta-feira, 22 de março, um novo serviço de oncologia. Trata-se do mega-ambulatório do Hospital Heliópolis, unidade da Secretaria de Estado da Saúde na zona Sul da capital paulista.

Com investimento de R$ 47 milhões, a unidade, que fica numa área de 5,6 mil m2, vai realizar atendimentos de combate ao câncer de cabeça e pescoço, neurologia, gastroenterologia, coloproctologia e ginecologia.

Com funcionamento de segunda à sexta, das 7h às 17h, o novo serviço conta com 40 consultórios voltados para o atendimento clínico-oncológico. Assim que estiver operando em plena capacidade, a unidade poderá atender cerca de 30 mil pacientes por mês.

O ambulatório mantém uma área dedicada ao tratamento à base de quimioterapia, composta por 19 poltronas para aplicação do medicamento, com capacidade de realizar aproximadamente 10 mil sessões por ano.

Além disso, no próximo semestre, o serviço ainda contará com uma área para radioterapia, composta por dois aceleradores lineares e uma braquiterapia, entre outros equipamentos.

A unidade também terá um serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, composto por um PET-CT (tomografia computadorizada por emissão de pósitrons), a mais moderna tecnologia para rastreamento de tumores. Além disso, o novo serviço vai contar com outros dois tomógrafos, dois aparelhos de raios-X convencional, uma ressonância magnética, um aparelho de raios-X telecomandado, um mamógrafo, um aparelho radiodiagnóstico odontológico e um aparelho de densitometria óssea.

Por fim, a unidade ainda abrigará um laboratório de análises clínicas e de anatomia patológica.

“O novo ambulatório solidifica a vocação assistencial do Hospital Heliópolis na área de oncologia, colocando-o como um dos principais serviços do SUS da capital paulista”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

O mega-ambulatório de oncologia do Hospital Heliópolis faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, programa que unifica e padroniza protocolos de atendimento e mantém uma única regulação, por meio de uma Central de Regulação Oncológica, facilitando assim o acesso do paciente ao tratamento.

O Hospital Heliópolis fica na Rua Cônego Xavier, 276, no bairro do Sacomã.


Nenhum comentário: