quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Icesp promove Natal especial para pacientes com câncer

Distribuição de presentes, coral, cardápio exclusivo e visita do Papai Noel marcam celebração da data

Os pacientes que passam por tratamento no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, receberão um “presente” de Natal antecipado neste ano. Diversas ações promovidas pela área de humanização do hospital levarão a alegria das festas de final de ano para quem passa por tratamento.

As comemorações já começam a partir desta quinta-feira, 20 de dezembro, às 9h, com a visita do Papai Noel. O bom velhinho percorrerá as unidades de internação, o ambulatório de quimioterapia e o Centro de Atendimento de Intercorrências Oncológicas, distribuindo presentes e panetones para os pacientes e acompanhantes (confira abaixo a programação completa).

 Para sexta-feira, 21 de dezembro, o instituto preparou uma serenata para quem passar pelo local. O grupo “Seresteiros de Diadema”, composto por um quarteto, percorrerá as unidades de exames de imagens, ambulatórios clínicos e cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia. As canções programadas fazem parte de repertório de músicas populares natalinas.

A sexta-feira também será dia de arrumar as unhas. Por meio de projeto intitulado “Ateliê das Unhas”, uma profissional do Icesp irá decorar as unhas de pacientes e acompanhantes do Ambulatório de Quimioterapia durante todo o dia.

Ainda no dia 21 a Cozinha Experimental, por meio da equipe de nutrição, irá ensinar os presentes a preparar biscoitos natalinos. Tudo o que for produzido será distribuído, no dia de Natal, para os pacientes internados. A ideia é que mais de 400 pacientes recebam a lembrança.

Para completar a programação, a equipe da nutrição elaborou um cardápio especial de Natal para aqueles que estiverem internados e liberados de uma dieta restritiva. Para a ceia de Natal, servida na noite do dia 24 de dezembro, haverá sopa natalina (feijão branco com mix de pimentões), arroz com brócolis e cenoura ralada, salpicão de legumes, peito de peru à Califórnia, farofa natalina e, de sobremesa, creme de maracujá texturizado com calda e hortelã.

No dia de Natal, 25 de dezembro, será oferecido um almoço com um cardápio diferenciado: arroz branco com uva passa, salada de batata, escalope de carne ao pesto e legumes gratinados. De sobremesa, manjar de coco com calda de frutas vermelhas, além de minipanetones.

 “São pequenos gestos que carregam um grande significado para as pessoas que se encontram em um momento delicado, por vivenciarem o tratamento oncológico. O Natal é uma data mágica, quando as esperanças se renovam e os ânimos se reabastecem para jamais abandonar a luta”, afirma a coordenadora de humanização do Icesp, Maria Helena da Cruz Sponton.

 O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo fica na Av. Dr. Arnaldo, 251 – Cerqueira César.

Programação de Natal
20/12, 9h - Visita do Papai Noel às áreas de internação com distribuição de presentes e panetones
21/12, 9h - Serenata para os pacientes e acompanhantes no Hall do Instituto
21/12, 9h - Cozinha experimental para os funcionários do ICESP com preparação de biscoitos que serão distribuídos aos pacientes
24/12, 18h- Ceia de Natal especial aos pacientes internados
25/12, 12h- Almoço de Natal especial aos pacientes internados

Nenhum comentário: