sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Acidentes com animais peçonhentos aumentam 30% no período de chuvas

Primeiro atendimento é fator determinante para recuperação, alerta o Instituto Butantan

O Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, faz um alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes com animais peçonhentos, principalmente de dezembro a março, quando o tempo se torna mais quente e chuvoso e os acidentes deste tipo crescem em torno de 30%.

É muito importante que as pessoas saibam como proceder nestes casos. Diferentemente do que se costuma ouvir, não se deve amarrar o local do ferimento, já que isto pode produzir necrose e não evita a disseminação do veneno.

Em caso de acidentes com cobras, por exemplo, é recomendável, se possível, lavar o local afetado somente com água e sabão e não passar nenhum outro produto ou medicação. Quanto à ferroada de escorpião, a primeira medida que deve ser adotada é colocar compressas de água morna sobre a ferida. Essas medidas ajudam a aliviar a dor até a chegada ao serviço de saúde mais próximo.

Já em caso de picadas de aranhas e queimaduras de taturanas é importante não mexer no ferimento e procurar atendimento médico imediatamente.

Para evitar estes acidentes, alguns cuidados básicos devem ser adotados, como: manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios, não acumulando entulho e lixo doméstico; aparar a grama dos jardins e recolher as folhas caídas; vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, colocar telas nas janelas, vedar ralos de pia, tanque e de chão com tela ou válvula apropriada; colocar o lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados para evitar aparecimento de baratas, moscas e outros insetos, que são o alimento predileto de escorpiões; examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las; andar sempre calçado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de construção, lenha, etc.

“É fundamental que as pessoas sigam essas recomendações em casos de acidentes com animais peçonhentos e procurem, o quanto antes, o serviço médico mais próximo. Isso garantirá o diagnóstico precoce e um tratamento eficaz”, alerta o biólogo e diretor do Museu Biológico, Giuseppe Puorto.

O Hospital Vital Brazil disponibiliza um telefone de orientação em casos de emergência e acidentes com animais peçonhentos. O serviço funciona 24 horas por dia e orienta a população sobre o local mais próximo para atendimento. (11) 2627-9529. Dicas de prevenção também estão disponíveis no site www.butantan.gov.br.

O que fazer em caso de acidentes:
- Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
- Dar bastante água à vítima para manter a hidratação;
- Procurar serviço médico o quanto antes;

O que não fazer em caso de acidentes:
- Fazer torniquetes, ou seja, amarrar o local para evitar a circulação sanguínea; Cortar ou furar o local da picada para tentar extrair o veneno;
- Não passar produtos como manteiga, cremes ou outras substancias gordurosas no local do ferimento;
- Em caso de aparecimento de algum animal peçonhento, tentar removê-lo sem ajuda de um profissional qualificado.

Nenhum comentário: