quarta-feira, 3 de outubro de 2012

SP quer incluir atividade física nas prescrições médicas

Programa “Exercise is Medicine” capacitará, inicialmente, 150 profissionais da área da saúde

Atividade física também é remédio, deve sempre que possível ser prescrita ao paciente pelos médicos e pode ajudar significativamente no tratamento e recuperação de doenças. Este é o principal objetivo do programa “Exercise is Medicine”, da American College of Sports Medicine, que a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo traz para o Estado a partir desta quinta-feira, 4 de outubro.

Em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), a iniciativa tem como objetivo incluir a atividade física na rotina das condutas terapêuticas adotadas pelos médicos junto a seus pacientes.

A apresentação do programa “Exercise is Medicine” contará com uma palestra aberta ao público, às 18h, que terá a participação do professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Los Andes (Bogotá) e diretor do Centro Regional do programa “Exercise is Medicine” para América Latina, professor John Duperly.

Iniciativa inédita no Brasil, o programa “Exercise is Medicine” visa capacitar profissionais da área da saúde para a inclusão da atividade física dentro da condução de tratamentos terapêuticos.

Por meio de um curso com duração de seis horas, ministrado entre os dias 4 e 6 de outubro durante o “35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte”, a primeira edição do programa capacitará 150 profissionais da área da saúde.

 “O objetivo deste programa é incentivar o profissional da saúde a orientar também o paciente a adotar um estilo de vida ativo, por meio da realização de atividades físicas, como recomendação terapêutica”, afirma Sandra Marcela Mahecha Matsudo, pesquisadora do Celafiscs.

Segundo Sandra, o programa “Exercise is Medicine” terá seu acesso ampliado para todo o Estado, dentro de uma rede virtual de capacitação.

O “35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte”, evento que será apresentado o programa “Exercise is Medicine”, acontecerá no Centro de Convenções Rebouças, localizado na avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 23, zona oeste da capital.

Para mais informações acessar sobre o programa e o cronograma do simpósio, acessar www.simposiocelafiscs.org.br.

Nenhum comentário: