sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Icesp lança campanha de prevenção de câncer nas redes sociais

Ações marcam o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre prevenção de câncer de mama, e acontecem de 8 a 19 de outubro

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lança na próxima segunda-feira, 8 de outubro, uma campanha de promoção à saúde da mulher, em comemoração ao Outubro Rosa, com foco no uso das redes sociais.

 Para orientar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dos tipos de câncer mais comuns entre este público, o Icesp agendou uma série de mini-conferências virtuais entre especialistas e internautas. As atividades acontecerão até de outubro, sempre às 16h, de segunda a sexta-feira.

 Para a ação, médicos convidados farão uma abordagem inicial dos temas e, em seguida, estarão à disposição do público para esclarecer dúvidas, fornecer informações sobre formas de prevenção, diagnóstico precoce, novos tratamentos e avanços da medicina na área oncológica.

 Para participar, basta acessar o perfil do Instituto no Twitter @Icesp_ (http://twitter.com/Icesp_). A transmissão poderá ser acompanhada através da hashtag #outubrorosaicesp. Depois de encerradas as vídeo-conferências, o conteúdo será disponibilizado no canal do Instituto no Youtube (InstitutodoCancer).

Além das twitcams, para estimular a prevenção do câncer na mulher, o Icesp criou um selo que pode ser aplicado pelos usuários do Twitter e do Facebook em suas fotos de perfil. O objetivo da ação é promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde, ao longo de toda a vida. Para aderir ao movimento, o internauta deve acessar o link www.picbadges.com/badge/2796143/#.

Um grande número de casos de câncer poderia ser prevenido com adoção de hábitos simples. Quando a prevenção primária não é possível, o diagnóstico precoce é fundamental na busca pela cura e por uma boa qualidade de vida. Por isso, o Icesp está engajado com a disseminação de informações seguras para a população, inclusive por meio das mídias sociais.

“O objetivo da ação é disseminar o conteúdo de maneira simples e oferecer um canal para que a população possa ter acesso a informações relevantes sobre os temas abordados. Embora atue diretamente na assistência, pesquisa e ensino, o Icesp assume, como uma de suas missões, o estimulo à prevenção”, afirma o diretor geral do Icesp, Paulo Hoff.

Confira o cronograma da ação:
08/10 – Câncer de mama – o mais comum entre as mulheres, com a mastologista.
09/10 – Câncer e gravidez – é possível conciliar?
10/10 – Câncer de útero – segundo principal entre as mulheres.
11/10 – Câncer de ovário – sua relação com a obesidade.
15/10 – Câncer de pele – existe bronzeado saudável?
16/10 – Câncer de pulmão – aumento da incidência na população feminina
17/10 – A importância da autoestima na luta contra o câncer de mama.
18/10 – A importância da nutrição na prevenção dos cânceres femininos
19/10 – A importância da atividade física na prevenção dos cânceres femininos

Twitcam sobre câncer e prevenção
Data: de 8 a 19 de outubro
Horário: 16h
Acesso: twitter.com/Icesp_

Nenhum comentário: