terça-feira, 5 de julho de 2011

SP convoca 400 mil crianças para se vacinarem contra o sarampo até 6ª

Campanha atingiu 83% de cobertura no Estado; doses permanecem nos postos de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está convocando 400 mil crianças paulistas de 1 a 6 anos de idade que ainda não tomaram a vacina contra o sarampo para comparecerem aos postos de saúde de todo o Estado até a próxima sexta-feira, 8 de julho, e se protegerem contra a doença.

Durante a campanha de vacinação, entre 18 de junho e 1º de julho, 2,8 milhões de crianças receberam a vacina contra o sarampo, o que corresponde a 83% de cobertura. Para atingir a meta de 95% de crianças vacinadas, restam cerca de 400 mil.

A adesão foi menor nas faixas etárias de 1, 5 e 6 anos, atingindo, respectivamente, 81,3%, 72,9% e 58,66% do grupo a ser imunizado. A vacinação de crianças de 2, 3 e 4 anos de idade atingiu a meta de 95%, mas, mesmo assim, quem ainda não foi imunizado pode ir às salas de vacinação.

“A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo. É muito importante que todas as crianças entre 1 e 6 anos de idade se protejam contra a doença”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Na última sexta-feira, 1° de julho, também terminou a campanha de imunização contra paralisia infantil em todo o Estado de São Paulo. Com a meta de cobertura alcançada, foram vacinadas 2,67 milhões de crianças, entre 0 e 4 anos de idade.

“Vale lembrar aos pais que, se por algum motivo deixaram de imunizar seus filhos contra poliomielite, a vacina se encontra disponível em todos os postos de saúde da rede estadual”, diz Helena.

Os postos de saúde abrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Na capital a sala de vacinação do Instituto Pasteur, na avenida Paulista, 393, funciona inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

Sintomas

A Secretaria orienta a população para que esteja atenta aos sintomas do sarampo. Os principais são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite. Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

Nenhum comentário: