sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mitos prejudicam detecção precoce de câncer em homens

Desinformação compromete o diagnóstico dos tumores urológicos e dificulta o tratamento

De todos os tumores malignos que atingem o homem, 23% são urológicos, especialidade que inclui os cuidados com o rim, bexiga, próstata, uretra e pênis. E nos órgãos presentes tanto nos homens quanto nas mulheres, a população do sexo masculino apresenta uma incidência de duas a três vezes maior de câncer, quando comparado com o público feminino. E um dos principais fatores que contribui para este quadro é a desinformação.

Um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, apontou os principais questionamentos e mitos populares entre os homens sobre a incidência e o diagnóstico destas doenças. E o resultado apontou que a desinformação realmente existe entre a população masculina.

Perguntas como “segurar a urina dá câncer?”, “jovens não fazem parte do grupo de risco para câncer?”, “o ato de fumar não está relacionado ao desenvolvimento de câncer, com exceção do de pulmão”, são exemplos de questionamentos comuns entre os homens.

De acordo com o urologista do ICESP, Marcos Dall’Oglio, é fundamental desmistificar alguns desses questionamentos. “O paciente precisa saber quais são os fatores e os comportamentos de risco para o desenvolvimento de cânceres urológicos. Somente a boa informação ajudará a reduzir o número de pacientes que chegam tardiamente ao consultório em busca de tratamento”, alerta.

Veja abaixo alguns mitos populares quando o assunto é o câncer urológico:

- Masturbação pode causar câncer. Não há relação entre esta prática e o desenvolvimento de tumores urológicos.
- Segurar a urina dá câncer. Não há qualquer estudo científico que associe o fato de segurar a urina com o desenvolvimento de câncer ou com a instalação de qualquer outra doença.
- Toda cirurgia para tratamento de câncer de próstata provoca impotência. Não. Um dos tipos de cirurgias, que prevê a retirada total da próstata (prostatectomia radical) pode provocar a impotência. O risco de que isso aconteça é de 30% e depende muito de fatores como idade, função sexual pré-operatória e gravidade do tumor. Além disso, vale ressaltar que o crescimento benigno da próstata não provoca impotência.
- Não há relação entre o ato de fumar e o desenvolvimento de tumores urológicos. Há sim: 70% dos casos de câncer de bexiga ocorrem em pacientes fumantes
- Falta de higiene não está relacionada ao câncer. A maioria dos tumores no pênis surge em decorrência da falta de higiene no órgão genital.
¬ Homens jovens não estão sujeitos ao desenvolvimento de câncer. A maioria dos tumores é mais rara no público jovem, mas o câncer de testículo acomete principalmente os indivíduos que têm entre 15 e 35 anos.
- Só devo me preocupar depois que surgirem sintomas. A maioria dos tumores cresce de maneira silenciosa. Por isso, o cuidado rotineiro com a saúde é muito importante. Metade dos casos de câncer de rim em tratamento no ICESP foi detectada incidentalmente, durante a realização de exames de rotina e quando não apresentavam qualquer sintoma.

Nenhum comentário: