segunda-feira, 22 de abril de 2013

SP realiza campanha contra o câncer bucal nos idosos

Exame para prevenção e diagnóstico precoce da doença será realizado durante a campanha vacinação contra a gripe
Em conjunto com a campanha de vacinação contra a gripe, que teve início no último dia 15 de abril em todo Estado, a Secretaria de Estado da Saúde da Saúde de São Paulo, em parceria com os municípios, está realizando exames para prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal nos idosos que buscarem os postos de saúde para se imunizarem.

O exame, que pode ser realizado pela própria pessoa, consiste na avaliação da boca em busca de feridas, caroços, verrugas, manchas e demais alterações que possam existir.

De acordo com dados da FOSP (Fundação Oncocentro de São Paulo) em 2011, ano do último balanço disponível, do total de 487 mil idosos avaliados, 3.456 foram encaminhados a serviços de saúde pública para realização de biópsias que diagnosticaram 30 casos positivos de câncer bucal. Desde 2005, somente durante as campanhas de vacinação, 379 casos de câncer bucal foram diagnosticados no Estado.

“Entre o público-alvo abrangido pela campanha de vacinação contra a gripe, os idosos são os que menos frequentam o dentista. Por isso, aproveitamos o momento em que eles vão até os postos de vacinação para se imunizarem contra a gripe para também realizar o exame bucal que auxilia na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer bucal”, diz Maria Fernanda Montezuma Tricoli, coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal.

Entre os principais fatores de risco para aparecimento do câncer bucal estão a má alimentação, o tabagismo, o consumo abusivo de álcool, a falta de higienização bucal, a exposição solar sem uso de protetores, entre outros.

Os idosos que apresentarem sinais de câncer bucal durante o exame serão encaminhados a uma unidade pública de saúde de referência para acompanhamento do caso. A escolha dos postos que realizarão o exame para diagnóstico do câncer bucal durante a campanha de vacinação contra a gripe será definida pelos municípios.

Nenhum comentário: