quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mutirão mede taxa de gordura da população no centro da capital

Ação do Programa Meu Prato Saudável acontece nesta sexta-feira durante Feira de Saúde promovida pela Associação Comercial de SP

O Programa “Meu Prato Saudável”, parceria do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da FMUSP com a LatinMed Editora em Saúde, realiza nesta sexta-feira, 5 de abril, das 8h às 17h, orientação nutricional gratuita, com avaliação de peso, altura e cintura abdominal, além do Teste de Bioimpedância, que mede e diferencia a quantidade de massa magra e de gordura presente no organismo.

A ação, que acontecerá no Páteo do Colégio, centro de São Paulo, ocorrerá durante Feira de Saúde promovida pela Associação Comercial de São Paulo. A avaliação nutricional por bioimpedância é realizada com a pessoa deitada, por meio de eletrodos colocados em quatro pontos do corpo.

O teste dura menos de 5 minutos, e determina quanto de massa gorda a pessoa tem. Ele mostra quanto é água, quanto é músculo e quanto é gordura. Segundo Lara Natacci, nutricionista do programa “Meu Prato Saudável”, a massa magra é a principal responsável pela queima de gordura.

 “O excesso de gordura é um dos principais problemas de saúde de adultos, adolescentes e crianças e este exame permite calcular a faixa ideal de peso de acordo com o sexo e idade”, explica a especialista. Serão disponibilizados cerca de 200 exames para a população.

O programa “Meu Prato Saudável” tem por objetivo mudar os hábitos alimentares da população, por meio de orientações simples, mostrando o que e o quanto colocar no prato das refeições, seja café da manhã, almoço ou jantar e os lanches intermediários. Com isto, a população pode manter um peso saudável ou até mesmo reduzi-lo, evitando doenças relacionadas à má alimentação.

A metodologia do "Meu Prato saudável" ensina: preencha metade do prato com verduras e legumes (crus e cozidos) e a outra metade, divida em carboidratos (arroz, massas, batata, mandioca ou farinhas) e proteínas (animal e vegetal).

Mais informações sobre os programas “Meu Prato Saudável” e “Meu Pratinho Saudável” podem ser obtidas pelo aplicativo “Meu Prato Saudável”, disponível gratuitamente para celulares do tipo smartphone, e pelos portais www.meupratosaudavel.com.br e www.meupratinhosaudavel.com.br.

Nenhum comentário: