terça-feira, 24 de setembro de 2013

Instituto Butantan ganha mais moderno prédio de coleções zoológicas da América Latina


Com modernas ferramentas de prevenção de incêndios, novo prédio abrigará acervo de herpetologia da instituição; edificação antiga pegou fogo em 2010

O Instituto Butantan, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, na capital paulista, ganha nesta terça-feira, 24 de setembro, o mais moderno e seguro prédio de coleções zoológicas da América Latina. O novo local irá abrigar um acervo com espécies de répteis, anfíbios, aracnídeos e insetos. O antigo edifício que abrigava as coleções pegou fogo em 2010.

Com dois andares, o novo prédio do Butantan conta uma área total de 1.600m². A parte que abrigará as coleções foi dividida em sete salas. Cinco com 50m², das quais quatro para a coleção de herpetologia e uma para a coleção de artrópodes, e duas de 20m², das quais uma para a coleção de insetos e uma para a coleção de banco de tecidos.

Há melhor distribuição e organização dos espaços, separando escritórios, laboratórios e demais alas administrativas da área onde as coleções serão acomodadas.

Um dos grandes diferenciais do prédio, que recebeu investimentos de R$ 5,5 milhões da Secretaria de Estado da Saúde para obras e compra de equipamentos, é o moderno sistema de segurança para prevenção de incêndios.

O local conta com um sistema de eliminação de incêndios através do gás FM 2.000, que absorve o calor e reduz o fogo a uma temperatura ao ponto que ela não consegue se sustentar. O gás suspende o fogo em até 10 segundos, além de ser ambientalmente aceito e não prejudicial ao ser humano e ao acervo, não deixando resíduos e resinas nos materiais.

O novo prédio também conta com um sistema de escoamento de álcool e demais líquidos, levando-os em questão de minutos para uma caixa subterrânea, externa ao prédio. Além disso, conta com hidrantes de espumas, extintores portáteis e luminárias blindadas, a fim de evitar explosões por faíscas.

“O projeto procurou atender as demandas dos curadores, criando um espaço exclusivo para abrigar as coleções. O novo prédio, extremamente moderno e com alto nível de segurança, oferece as condições ideais de trabalho aos pesquisadores da instituição”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil.

“O Butantan está ganhando um prédio à altura da sua importância como um dos maiores centros de pesquisa biológica e biomédica do mundo”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

Tecnologia de ponta em genética
Outra novidade do prédio é a instalação de um laboratório que permitirá que os cientistas façam análises genéticas das coleções. A partir de modernos aparelhos de biologia molecular e sequenciamento genético, os profissionais do Butantan poderão fazer a extração do DNA dos animais antes de guarda-los nos bancos de tecidos e, posteriormente, depositá-los nas coleções. Este processo é um avanço nas pesquisas zoológicas, pois reúne em um mesmo local todas as etapas de um rastreamento perfeito de um animal de coleção.

Nenhum comentário: