quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SP promove amanhã debate sobre futuro da Aids no Brasil

Evento promovido pelo Instituto Emílio Ribas contará com representantes do Poder Judiciário, da área de saúde e da imprensa e culminará em compromisso de melhorias nas áreas assistencial e científica

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, na capital paulista, promove nesta quinta-feira, 22 de novembro, a partir das 10h, um debate que vai discutir o panorama, os avanços e o futuro da Aids no Brasil.

O evento “Aids: missões para o futuro”, aberto será aberto ao público, antecipa a celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids no Brasil. As vagas são limitadas.

Estarão presentes renomados representantes do Poder Judiciário, da área de saúde e da imprensa (veja abaixo). Além disso, o evento resultará em documento oficial que para ratificar os compromissos assumidos entre as áreas envolvidas para promover avanços nos campos assistencial e científico do combate à Aids.

O debate será composto por dois eixos. O primeiro abordará Aids e Mídia e o segundo será sobre Aids e Poder Judiciário.

O tema “Aids e Mídia” tem como objetivo discutir como a imprensa vem divulgando e repercutindo as informações sobre a Aids. Os profissionais avaliarão o que pode ser mais importante divulgar diante do atual cenário em que vivemos, no sentido de continuar alertando a população para os riscos da infecção pelo vírus HIV e também mostrar os avanços registrados e os que estão em andamento, desde o surgimento da doença no país.

Já o módulo “Aids e Poder Judiciário” tem como objetivo abordar a “judicialização” da saúde entre os médicos, representantes da área jurídica e jornalistas, ou seja, as ações judiciais movidas contra o poder público na área da saúde para disponibilizar produtos ou serviços que não são padronizados pelo Ministério da Saúde e que oneram significativamente os cofres públicos.

“Esse evento será muito importante para ratificarmos, junto aos representantes de todas as esferas públicas, as missões futuras para os avanços na área da Aids no Brasil. Embora a taxa de mortalidade por aids tenha diminuído significativamente, de 22,9 mortes por 100 mil habitantes em 1995, para 7,6 em 2010, ainda registramos cerca de nove óbitos por dia no Estado de São Paulo. Temos que continuar avançando”, explica o médico infectologista David Uip, diretor do Emílio Ribas.

O debate será aberto para profissionais e estudantes da área de saúde, jurídica e de comunicação. As inscrições podem ser feitas através do e-mail inscricoes@emilioribas.sp.gov.br

Participantes

Jornalistas: Reinaldo José Lopes- Folha de S. Paulo, Heródoto Barbeiro- TV Record News, Roseli Tardelli- Agência de Notícias da Aids, William Waack, da TV Globo, Cristiane Segatto – colunista da revista Época, Joseval Peixoto – Jovem Pan e Adriana Dias Lopes – Revista Veja.

Representantes do poder judiciário: Ivan Ricardo Garisio Sartori- presidente do Tribunal da Justiça, Eloisa de Souza Arruda – Secretária Estadual de Justiça e Reynaldo Mapelli Júnior, chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Rosana Chiavassa - Advogada.

 Médicos
: Alexandre Padilha – Ministro da Saúde, Giovanni Guido Cerri –Secretário de Estado da Saúde, David Uip - diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Caio Rosenthal - Instituto Emílio Ribas, Maria Clara Gianna- diretora do Centro de Referência e Treinamento em DST/AidsDebate: Aids: Missões para o futuroData: 22 de novembro às 10hLocal: Teatro Folha – Shopping Pátio Higienópolis. End.: Av.Higienópolis, 618 ou Rua Dr. Veiga Filho, 133.

Nenhum comentário: