Iniciativa do Instituto Emílio Ribas, nesta sexta-feira, também contará com eventos culturais voltados para os jovens e lançamento de campanha contra o preconceito para 2013; soltura dos balões acontece às 13h
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo referência internacional para o tratamento de doenças infectocontagiosas, celebrará antecipadamente nesta sexta-feira, 30 de novembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que tem como data oficial o dia 1º de dezembro, sábado.
A data especial contará com momentos de conscientização para a prevenção de situações de risco contra o vírus HIV, lançamento de campanha contra o preconceito, atividades culturais e a soltura de 2.000 balões vermelhos e brancos. As atividades, abertas ao público, serão realizadas durante todo o dia.
Um laço vermelho, afixado na fachada do Emílio Ribas, lembrará a luta contra a Aids ao longo das próximas semanas. Ele permanecerá na unidade até o dia 25 de dezembro.
Na manhã desta sexta-feira, o evento contará com cerimônia de abertura seguida pelo lançamento da próxima campanha do Instituto contra o preconceito, que será realizada em 2013. Também haverá apresentação das peças de comunicação produzidas por estudantes da Universidade São Judas, que serão homenageados durante o evento com os trabalhos escolhidos.
As atividades culturais terão início com o III Fórum Takobé, projeto de humanização na medicina da adolescência, a partir das 10h, com palestra conduzida pelo diretor de atrações da MTV, Zico Goes, que abordará o tema “O meu mundo é aqui”, voltada a incentivar o público jovem sobre a prevenção contra a Aids e conscientização para a dificuldade de viver com o vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Em seguida, o professor e diretor da Associação Viva e Deixe Viver, Valdir Cimino, dará continuidade ao tema com a atração “Dá licença que vou à vida”, que tem como objetivo principal provocar uma reflexão de forma positiva sobre obstáculos e desafios encarados por jovens que vivem com o vírus HIV.
A soltura de balões vermelhos e brancos, simbolizando a campanha contra a Aids, será realizada às 12h pelos funcionários no pátio do hospital.
Às 19h30, os adolescentes que são pacientes do Instituto, participantes do programa “Poder Jovem”, apresentarão peça teatral sobre a luta contra a Aids, encerrando as atividades do dia 30.
O evento que celebra o Dia Mundial de Luta contra a Aids é realizado todos os anos pelo Comitê de Humanização do Instituto (CHER) e tem como objetivo alertar e chamar a atenção da população sobre importância da prevenção contra a Aids.
“É uma iniciativa muito importante para colocarmos mais uma vez o tema em pauta. Não podemos deixar de falar sobre a importância da prevenção, mesmo parecendo óbvio, principalmente para os jovens que estão iniciando a vida sexual agora, pois o HIV continua fazendo muitas vítimas no Estado e no Brasil”, afirma o diretor do Instituto Emílio Ribas, David Uip.
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas fica na avenida Doutor Arnaldo, 165, Cerqueira César, zona oeste da capital.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário