sexta-feira, 5 de março de 2010

Visita de pacientes do Juquery a exposição "Zonas de Contato"

No dia 23 de fevereiro a Secretaria de Estado da Saúde promoveu a visita de 25 pacientes do Complexo Hospitalar do Juquery ao Palácio do Horto para conhecer a exposição "Zonas de Contato". As obras expostas são de pacientes-artistas do mesmo complexo hospitalar, ligados a extinta Escola Livre de Artes Plásticas, que foi criada por Osório César em 1949.
A ação cultural foi muito bem recebida pelos pacientes, que tiveram uma ótima oportunidade para ver pinturas de grande qualidade artística, algumas ainda inéditas
A curadoria da mostra é de Ana Cristina Carvalho e de Enock Sacramento e compõe-se de 59 obras dos pacientes-artistas Aurora Cursino, Antonio Magon e Ioitiro Akaba.
A Curadora Ana Cristina destaca que foi no início da década de 1920 que os pacientes-artistas do Juquery iniciaram seus trabalhos artísticos, orientados pelo trabalho terapêutico do psiquiatra e crítico de arte Osório César.
Os trabalhos reunidos nesta mostra são inéditos em sua maioria e têm a intenção de valorizar o legado artístico desse período da história do centenário Juquery, revelando a fantástica qualidade artística que pode ser comparada a de muitos dos grandes artistas de sua geração.
Osório César promoveu muitas exposições dos pacientes-artistas do Juquery em Paris e em São Paulo na década de 1950. Em 1981, a arte produzida por eles foi considerada Arte Incomum na XVI Bienal de São Paulo, e seis anos depois 100 obras foram reunidas pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP).

SERVIÇOS:

Exposição "Zonas de Contato" - até o dia 28 de março
Palácio do Horto - Rua do Horto, 931 – Horto Florestal - SP
Horário de visita: De 4ª a domingo, das 9h às 15h, de hora em hora
Grupos a partir de 10 pessoas: agendamento prévio - www.acervo.sp.gov.br
Informações: monitoria@sp.gov.br
Fone: 2193.8282 - Levino Ponciano
Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo

Confira alguns momentos da visita:

Crédito fotos: Paulo Alexandrowitsch

Um comentário:

viagra for women disse...

I liked this blog, i think is very interesting, most of all for the new ideas that this blog talk.